Uma medida tomada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa) irá mudar a rotina de quem trabalha nas farmácias e principalmente dos clientes. Com as novas regras, apenas os funcionários terão acesso direto à maioria dos medicamentos, que deverão ficar atrás dos balcões. Apenas os remédios que não precisarem de receitas (fitoterápicos) poderão ficar ao alcance dos consumidores. Além disso, as farmácias terão de alertar sobre os riscos da automedicação.
As novas regras da Anvisa também regulamentam os serviços das farmácias e a venda de medicamentos pela internet e por telefone. As vendas nesse caso só poderão ser feitas por lojas abertas ao público. As farmácias poderão medir pressão, temperatura, taxa de glicose, aplicar medicamentos e furar orelha para a colocação brincos.
No caso de remédios com tarja preta, esses só poderão ser comprados pessoalmente. Quando o remédio for sujeito à prescrição médica, a receita precisa ser vista pelo farmacêutico antes da venda. Os estabelecimentos terão seis meses para se adaptarem às novas regras.
Em Formiga, algumas farmácias já deixam os medicamentos atrás dos balcões, mas muitos estabelecimentos terão que se adaptar às novas regras.

COMPATILHAR: