O Caderno de Indicadores do Estado de Minas Gerais chega à sua quinta edição apresentando, de forma inovadora, os resultados mais atualizados que norteiam o planejamento e a gestão das políticas públicas estaduais. A publicação – pioneira e inédita no país, produzida pelo Escritório de Prioridades Estratégicas ? compõe a estratégia de monitoramento do Governo de Minas por meio de uma seleção de informações com elevada relevância e rigor metodológico, de forma transparente e acessível a todos.
A publicação apresenta os 106 principais indicadores do Estado integrantes do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e do Acordo de Resultados organizados segundo as 11 Redes de Desenvolvimento Integrado do PMDI. O Caderno de Indicadores, em todas as suas edições, já pode ser acessado no portal Minas em Números, que também apresenta outras ferramentas como infográficos, mapas e tabelas interativas para as mais variadas análises dos indicadores mineiros.
Esses indicadores representam nossa história de compromisso e seriedade com a gestão pública. Ouso dizer que não há, no Brasil, outro governo que se mostre com esta profundidade, credibilidade e estratégia, destaca o governador Antonio Anastasia. O Caderno de Indicadores 2013 permite a consolidação e os avanços da boa gestão, completa.
Desde a implementação do Choque de Gestão, em 2003, o Governo de Minas conta com um processo contínuo de organização, apuração e análise de indicadores. De acordo com o diretor-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas, André Barrence, a nova edição do Caderno de Indicadores está mais aprimorada. Essa publicação cumpre o papel de dar transparência em torno dos principais indicadores finalísticos do governo, tornando o seu entendimento mais claro e a verificação mais acessível aos cidadãos, destaca.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Avaliação, Análise e Informação do Escritório de Prioridades Estratégicas, Gláucia Macedo, para a edição 2013 do Caderno de Indicadores foi feita a opção de priorizar a versão digital, ecologicamente sustentável, com melhor dinâmica de atualização e acesso às informações. ?Outra novidade é que a versão digital possui links para as outras ferramentas do portal Minas em Números, oferendo mais visualizações, detalhamento e atualização constante dos indicadores?, informa Gláucia Macedo.
<2>Sobre o Minas em Números
O Minas em Números é o portal do Governo de Minas Gerais que compartilha, em um único ambiente, alguns dos principais indicadores e resultados do Estado, além de sites governamentais que divulgam, entre outros, resultados de políticas públicas estaduais.
No portal, além do Caderno de Indicadores, são destacados dois outros produtos com diferentes formas de visualização: Mapa de Resultados (ferramenta interativa para análise de indicadores do estado e seus municípios em diferentes cenários regionais e temáticos) e Infográficos (acesso rápido, com visualização didática e objetiva, às estatísticas de Minas Gerais, com análises e comparações entre as regiões de planejamento e outros estados).

COMPATILHAR: