As principais nascentes do Rio Formiga se formam na região do Morro Cavado. Foi exatamente ali, há pouco mais de 8 anos, que nós descobrimos e denunciamos a desova ilegal de resíduos produzidos pelos fornecedores da FIAT, quando milhares de toneladas de material tóxico foi desovada na região das nascentes, naquilo que ficou mundialmente conhecido como o caso ?Lixo FIAT?.
Pois bem, esta semana, atentos como sempre a qualquer rumor que indique a possibilidade de perpetração de novos crimes ambientais, visitamos a região e o que encontramos foi uma grande quantidade de pneus inservíveis sendo desovada na região; barreiras erguidas com pneus, interrompendo e poluindo o curso de nascentes; retirada de areia de barranco em abundância e o ruído produzido pela motoserra; assim como as pilhas de lenha nativa nas margens dos cursos d?água.
Tudo isso nos deu a certeza de que grave agressão ambiental (crime) está em andamento naquela região.
As fotos aqui publicadas são prova do acima descrito e como de costume, demos ciência à Polícia Ambiental do que lá presenciamos, traçando, inclusive, o roteiro por nós seguido a partir da MG 050.
Ficamos no aguardo das providências e mais uma vez lembramos que este município, que depende primordialmente da água do rio Formiga para atender sua população, através da autarquia que têm a água ali produzida como sua principal matéria prima e fonte de renda, bem que poderia, investir numa brigada de defesa de nossas nascentes, assim como, executar ações de proteção de nossas nascentes e matas ciliares. A propósito, quantas árvores o SAAE plantou em nossas nascentes nos últimos 10 anos? Alguém sabe? E a retirada de areia indiscriminada nos barrancos e no próprio leito do rio? Eles ao menos têm um inventário que lhes dê indicações da gravidade dessa situação? Garantir água pura para as futuras gerações sem a tomada de providências, desta natureza, é o mesmo que escorar ponte em base de areia. Uma hora, vem tudo abaixo!
Dos milhões que dizem que serão aplicados na canalização de esgotos, é bom que destinem alguma parte à preservação de nossas ?cabeceiras?, do contrário, não teremos água para empurrar as toneladas de massa orgânica e fétida produzida. Nosso rio, fora da estação chuvosa, já está gelatinoso. Em pouco tempo, se estes crimes e o de omissão governamental, continuarem, ele estará solidificado.
A propósito, hoje das 08h00h às 15h00, no UNIFOR-MG, o Movimento de Cidadania pelas Águas, com apoio do governo de Minas, de lideranças de 60 municípios e desta Prefeitura (parceira) se realiza na cidade, um importante movimento, denominado ?Gente Cuidando das Águas do São Francisco?. Ótimo! Parabéns, nota 10 para todos os organizadores e participantes. Mas, quando será que realizemos um evento destes, em prol da defesa do Rio Formiga?

COMPATILHAR: