Da Redação

Pela segunda vez, apenas nesta semana, o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa dados errados sobre os casos do novo coronavírus em Formiga.

Nesta quinta-feira (23), constava no relatório apenas ‘1’ caso confirmado para Formiga, porém a cidade já tem dois casos da doença, confirmados por exame.

Na terça-feira (21), um terceiro caso confirmado havia sido apresentado no boletim da Ses, que na quarta-feira (22), corrigiu a informação.

No início da semana, uma terceira confirmação havia sido contabilizada, levando o secretário de Saúde de Formiga, Leandro Pimentel, a enviar nessa semana, ofício, pedindo para que seja alterado o “Questionário para Diagnóstico Molecular Coronavírus”, que é usado pelo Laboratório Hermes Pardini, uma vez que não possui um campo específico para identificar a informação “Origem do Paciente”, gerando, assim, dados equivocados quanto aos casos confirmados nos municípios.   

Os erros começaram bem antes da confirmação do primeiro caso em Formiga. No dia 10 de março, quando a cidade possuía apenas um caso suspeito da doença, o Boletim apresentou um segundo caso suspeito. Informação posteriormente retificada.

De lá pra cá, pelo menos quatro casos foram colocados no boletim como sendo de Formiga de forma equivocada, sendo um de Piumhi (6/2), um de Arcos (16/2), um de Itapecerica (16/2) e o caso contabilizado no boletim de terça (21), cuja naturalidade do paciente não foi divulgada.

Em todos os casos, os materiais para exames foram enviados a um laboratório de Formiga e ao testarem positivo, foram contabilizados como casos no município.

Casos confirmados

Dois pacientes da cidade de Formiga testaram positivo para a Covid-19, um homem de 32 anos e uma mulher de 39. Os dois casos não evoluíram para a forma mais grave da doença e os pacientes e familiares estão isolados e se recuperam bem.

Após a publicação da matéria pelo UN, a administração municipal divulgou a seguinte nota sobre o novo equívoco no Boletim Epidemiológico da SES:

Covid-19: transparência e seriedade nas informações

Números oficiais da doença na cidade são divulgados diariamente pelo Executivo; já na Secretaria Estadual de Saúde, por diversas vezes, dados foram emitidos incorretamente, no último equívoco, o número de casos confirmados foi menor que o correto

A Administração Municipal tem conduzido com seriedade os trabalhos referentes ao enfrentamento à Covid-19 na cidade. Desde o início da pandemia, o Executivo desenvolve ações para minimizar os efeitos do novo coronavírus em Formiga. Uma Câmara Técnica, composta por servidores da secretaria de Saúde, acompanha diretamente todas as ações de combate deliberadas pelo Executivo. Uma das atribuições deste grupo é a coleta e divulgação diária de informações referentes aos registros da doença no município. Todo dia é feito um Boletim Epidemiológico com os números oficiais dos casos atendidos e monitorados. Nele há dados sobre pacientes que estão em “investigação da doença”, pacientes internados, casos descartados e casos confirmados. Todos os números informados são verídicos, o que mostra, mais uma vez, a transparência e a seriedade da atual gestão. Na Secretaria Estadual de Saúde o boletim divulgado por ela todos os dias, por diversas vezes, apresentou informações diferentes da nossa realidade. Casos confirmados de cidades vizinhas foram creditados à Formiga, mas eram dados referentes a pessoas que tiveram amostras enviadas a um laboratório particular com sede em Formiga. O mesmo é ligado ao Laboratório Hermes Pardini, em Belo Horizonte, e acredita-se que esses equívocos têm sido provocados por falta de informações na ficha do paciente fornecida pelo laboratório da capital. A ficha não informa a cidade de origem do paciente. Nesta quinta-feira, 23 de abril, novamente, um equívoco foi divulgado. Desta vez, a Secretaria Estadual apresentou que há em Formiga somente um caso confirmado, enquanto, na verdade, são dois. Desta maneira, a Administração Municipal reafirma o seu compromisso com a veracidade dos números apresentados à sua população.”

COMPATILHAR: