O naufrágio de uma embarcação na República Democrática do Congo nesse domingo (26) deixou ao menos 30 mortos e dezenas de desaparecidos. De acordo com autoridades locais, muitos dos ocupantes eram professores que viajavam para buscar os salários, pagos presencialmente no país.

Segundo o portal G1, as autoridades também acreditam que o barco estava superlotado. O prefeito da cidade congolesa de Innogo, Simon Wbo Wemba, disse à CNN que a havia mais de 350 pessoas a bordo. 183 sobreviveram.

Ainda de acordo com Wemba, a embarcação foi atingida por fortes ventos antes de naufragar no lago Mai-Ndombe. Não está claro, porém, o que levou o barco a afundar, já perto do porto de destino.

Naufrágios na RD Congo

É o segundo naufrágio de grandes proporções na República Democrática do Congo. Em abril, uma embarcação afundou no lago Kivu. Mais de 150 pessoas morreram.

Naufrágios do tipo são comuns na República Democrática do Congo, segundo maior país da África. Como as estradas têm péssima condições de uso, os viajantes comumente se deslocam em barcos pelos rios e lagos do vasto território congolês.

No entanto, muitas das embarcações utilizadas também têm péssimas condições de uso. Além disso, é comum que viajem superlotadas – o que dificulta que as autoridades definam o número de desaparecidos nesses incidentes.

 

Fonte: G1||

COMPATILHAR: