Priscila Rocha

O aumento no número de assaltos a pedestres tem incomodado moradores de Formiga. Em uma semana, foram registradas, pelo menos, cinco ocorrências.
Uma das principais vias da cidade, a avenida Rio Branco, no Centro, tem sido alvo constante de bandidos; de sexta-feira (21) a quarta-feira (26), três ocorrências registradas na via foram divulgadas pela imprensa.
Em uma das ocorrências, registrada na terça-feira (25), um homem de 29 anos foi surpreendido por cinco indivíduos, um deles armado com uma faca. Dos cinco suspeitos, apenas um foi preso. Os materiais roubados não foram encontrados.
Um caso também foi registrado na rua Dr. Teixeira Soares, no Engenho de Serra, via que fica próxima à avenida Rio Branco.
No domingo (23), em outro ponto da cidade, na escadaria de acesso ao bairro Centenário; um homem de 28 anos foi vítima de roubo. Segundo comentários feitos pela população, na página do portal Últimas Notícias, não foi o primeiro crime registrado no local recentemente.
Na maioria dos casos, os bandidos surpreendem as vítimas armados com facas e revólveres. Segundo dados da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), de janeiro a novembro de 2016, foram registrados em Formiga 738 furtos/roubos.
O Últimas Notícias entrou em contato com o 63º Batalhão da Polícia Militar de Formiga para obter informações sobre o número de roubos cometidos neste ano e quais as ações serão realizadas pela PM para coibir esse tipo de crime, mas até a postagen desta matéria não obteve resposta.
Para evitar serem assaltadas, as pessoas devem tomar cuidados, como não transitar pelas ruas distraídas com celulares, dinheiro à mostra ou com a bolsa aberta. Evitar usar o celular onde não tem movimento de pessoas ou em lugares em que ela já saiba, por algum histórico, que possa ser um local com maior probabilidade de ocorrer um crime.

Lugares mal iluminados
Desde janeiro de 2015, quando os serviços de manutenção pública ficaram a cargo do município, o número de ruas com luzes queimadas aumentou.
Apenas na rua São Paulo, uma importante via que liga os bairros Bela Vista e Sagrado Coração de Jesus, há diversos pontos sem iluminação, inclusive próximos a terrenos baldios. Essa situação se repete em todos os bairros da cidade.
Ruas mal iluminadas são lugares propícios para ação de bandidos.

Veja cuidados recomendados pela Polícia Militar a pedestres:
1) Tome especial cuidado com esbarrões em locais movimentados, aparentemente acidentais. Nestas ocasiões, os criminosos aproveitam para furtar celulares e carteiras das vítimas.
2) Não ande só. Evite lugares desertos ou mal iluminados que possam facilitar a ação criminosa.
3) Evite usar fones de ouvido, celular ou objeto afins quando estiver a pé. A distração poderá facilitar a ação do criminoso.
4) Não reaja e mantenha a calma. As possibilidades de sucesso são mínimas com este tipo de atitude.
5) Se observar alguma atividade suspeita ao seu redor, fale de imediato com a Polícia Militar.

COMPATILHAR: