Cresce o número de dependentes do crack que procuram tratamento ambulatorial, em Minas Gerais. Um levantamento feito pelo Centro Mineiro de Toxicomania revela que, atualmente, o índice já é superior ao de dependentes do álcool.
Em 2008, 40,83% das pessoas que procuravam o Centro eram para tratamento de alcoolismo, enquanto 37,27% eram para o crack. Este ano, até agora, a situação se inverteu, são 36,12% de atendimentos para dependentes de álcool e 38,6% para crack.
Numa fazenda em Araxá, 90% dos 68 internos são dependentes dessa droga. Realidade parecida no Conselho Municipal Antidrogas, que presta apoio e atendimento às famílias de dependentes químicos.
Publicação do edital
A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) divulgou, nesta quarta-feira (11), no Diário Oficial do Estado, edital para a seleção de dez entidades para atendimento aos dependentes de crack, As entidades, que deverão apresentar projetos à Subsecretaria de Políticas Antidrogas, precisam atuar na área de atenção aos usuários de crack, nas modalidades de abrigamento temporário (internação) e atendimento ambulatorial.
Os serviços prestados pelas entidades selecionadas deverão atender a crianças, adolescentes e adultos, de ambos os sexos, e passar por vistoria técnica realizada por equipe a ser designada pela Subsecretaria de Políticas Antidrogas, para a análise das condições de atendimento oferecidas pelo serviço. Os projetos deverão conter plano de trabalho detalhado, abordando questões referentes às estratégias de manejo clínico utilizado pela entidade e as estratégias de reinserção social que compõe o plano terapêutico.
Segundo o edital, as entidades deverão estar localizadas nas cidades pólo ou ter sede nos municípios situados num raio máximo de 200 quilômetros de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Pouso Alegre, Uberlândia, Patos de Minas, Divinópolis, Paracatu, Montes Claros, Araçuaí e Governador Valadares.
O valor a ser repassado a cada entidade selecionada, para a execução das ações previstas nos projetos, é de R$ 100 mil, que serão liberados em quatro parcelas, por meio de Convênio de Cooperação Financeira a ser firmado com a Seej.
Os projetos deverão ser entregues, impreterivelmente, até 30 de novembro deste, à Superintendência de Prevenção, Tratamento e Reinserção Social/Subsecretaria de Políticas Antidrogas/Seej (avenida Álvares Cabral, 200 /13° andar, bairro de Lourdes, Belo Horizonte, CEP 30.170-000), de 9h as 18h, de segunda a sexta-feira, em dias úteis. O edital encontra-se disponível nos sites da Seej e www.omid.mg.gov.br.

COMPATILHAR: