Formiga

Número de notificações de dengue em Formiga neste ano é 38 vezes maior do que em 2009

De acordo com o balanço feito pelo Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Formiga, os casos de notificação de dengue até o mês de maio deste ano foram 38 vezes mais do que os do ano passado no município.
O período de pico das notificações deste ano foi entre os dias 21 de fevereiro e 10 de abril, chegando a registrar 450 casos suspeitos na semana dos dias 28 de março a 3 de abril. Até o dia 5 de junho, foram registradas 4.144 notificações contra apenas 110 em 2009. O salto foi de 3.767%.
A Secretaria de Saúde divulgou ainda que, nas últimas semanas, as notificações de pessoas suspeitas com dengue reduziram. Entre os dias 23 e 29 de maio, foram registrados 65 casos. Enquanto que, de 30 de maio a 5 deste mês, foram 43 suspeitas.
A coordenadora do Setor de Epidemiologia, Juliana Castro, conta que a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que as notificações continuem reduzindo. ?Ao mesmo tempo, sabemos que a transmissão continuará e as suspeitas não vão se reduzir a zero. É esperado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais que as notificações ocorram durante todo o ano e também a confirmação de casos por exame sorológico?, afirma a coordenadora.
Foram 462 casos confirmados por sorologia este ano, entre eles: um caso de dengue hemorrágica, um com complicações e outro que está sendo investigado com suspeita de dengue hemorrágica.
Ainda de acordo com Juliana Castro, ?o balanço geral em Formiga ainda pode ser considerado positivo porque, mesmo com mais de 4.000 notificações, não tivemos óbito por dengue. Ter caso confirmado de dengue hemorrágica é sinal de alerta, indicativo de que se deve dar importância a qualquer paciente que apresente sintomas de dengue, porque não se sabe quem vai complicar e se tornar um caso hemorrágico?, explicou.
Ela conta que as medidas de bloqueio de campo continuam sendo executadas, o índice de infestação está sob controle, mas não se pode ficar tranquilo em relação as ações preventivas em domicílios. O combate precisa continuar.
Os profissionais da Secretaria de Saúde estão elaborando uma nova estratégia de educação em saúde para combate à doença para os próximos meses, com a formação de uma equipe exclusiva para realizar trabalhos educativos em escolas e comunidades. O objetivo é mobilizar as pessoas para que coloquem em prática as medidas de combate à dengue. Mesmo com os perigos da doença, ainda há aqueles que não eliminam recipientes com água parada, que podem se tornar possíveis criadouros do mosquito.
Após análises epidemiológicas, avaliação de custo/benefício e comprovação na queda da demanda por atendimento a pacientes suspeitos de dengue, a Prefeitura desativou, no dia 28 de maio, o Ambulatório da Dengue, no bairro do Rosário. No local, foram realizados 1978 atendimentos médicos e 5124 pela equipe de enfermagem. O ambulatório havia sido estruturado em fevereiro de 2010, contando com dois médicos, um enfermeiro, três técnicos de enfermagem e uma recepcionista.