Um procedimento considerado padrão na siderurgia assustou moradores de Divinópolis, na noite dessa terça-feira (8). Vários vídeos tomaram conta das redes sociais. Algumas pessoas suspeitavam de uma explosão na Gerdau devido à altura em que o material foi expelido. 

O que ocorreu, por volta das 20h, é chamado de arriamento de carga. Isso acontece quando o alto forno não suporta a pressão e válvulas são abertas para aliviar a a compressão interna. Com isso, o material que estava em processo queima no forno, é lançado para fora com a incandescência causada por partículas de carvão, o que assustou os moradores de Divinópolis. 

Devido à diferença de pressão, a liberação do material também gera um barulho semelhante a um chiado.

Por meio de nota, a empresa ressaltou que na noite dessa terça “um de seus equipamentos projetou material incandescente com impacto visual” e que o evento teve duração de aproximadamente 30 segundos. A siderúrgica pontuou que não houve danos às pessoas ou ao patrimônio. 

“A Empresa reforça que possui modernos sistemas de captação e tratamento de emissões atmosféricas. Além disso, a empresa mantém procedimentos de controle certificados pela norma ambiental ISO 14001 e realiza monitoramento periódico das emissões e da qualidade do ar, atendendo aos padrões legais de meio ambiente”, afirmou.

A empresa disse ainda que mantém um canal direto com os vizinhos das suas instalações e que esclarecimentos podem ser obtidos pela comunidade no telefone 0800 031 2118.

Fonte: O Tempo

COMPARTILHAR: