A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira (15) que o filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, será o representante brasileiro na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar de 2026.
A escolha foi feita entre seis finalistas: Baby, de Marcelo Caetano; Kasa Branca, de Luciano Vidigal; Manas, de Marianna Brennand; O Último Azul, de Gabriel Mascaro; Oeste Outra Vez, de Erico Rassi; além do selecionado O Agente Secreto.
A seleção é realizada pela própria Academia Brasileira de Cinema e, após o envio do filme à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, em Hollywood, ele passa por uma série de etapas até a divulgação da lista de pré-selecionados, marcada para 16 de dezembro. A lista final com os indicados será revelada em janeiro.
Segundo a revista Variety, O Agente Secreto tem potencial para ir além da categoria internacional e disputar também nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Roteiro Original. Em 2025, o Brasil conquistou o Oscar de Melhor Filme Internacional com Ainda Estou Aqui, de Walter Salles.
A escolha do representante brasileiro foi precedida por movimentações nas redes sociais, especialmente em torno dos filmes Manas e O Agente Secreto, que ganharam destaque na reta final da seleção. A divulgação da shortlist com os seis concorrentes intensificou os debates entre cinéfilos e profissionais do setor.
Com informações do Metrópoles