A duas semanas da estreia na Copa do Mundo da Rússia, a seleção brasileira realizou nesse domingo (3), em Liverpool, na Inglaterra, seu penúltimo amistoso de preparação.

A adversária da Seleção, a Croácia, foi bem selecionada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A CBF queria encontrar um oponente de “escola de futebol” semelhante à Suíça e Sérvia, adversários do Brasil na primeira fase na Copa do Mundo, e com atletas de elite. “Escolhemos a Croácia pela grande qualidade que tem e pelos valores técnicos individuais”, disse Tite.

O Brasil levou a melhor contra a Croácia com o placar de 2×0, mas a atuação da seleção deixou a desejar.

Uma das preocupações referente á atuação do Brasil é a “Neymardependência”, algo de que Tite tenta se livrar desde que chegou ao comando da Seleção, mas que mostrou-se mais evidente do que nunca no jogo em Liverpool.

Só com a entrada do camisa 10, no intervalo, o time se ajeitou em campo, não apenas pelo seu talento individual como, principalmente, pela mudança tática que isso permitiu, com o recuo de Phlippe Coutinho para armar o jogo e fazer a bola chegar na frente. Neymar fez um golaço. Firmino – que substitui Gabriel Jesus atuando muito melhor – completou o placar. O primeiro tempo foi muito ruim. A marcação alta, forte e rápida da Croácia encaixotou o Brasil que não conseguia sair jogando e mal conseguiu atacar. Algo que assustou, certamente vai acontecer na Copa e que precisa ser melhor trabalhado. Os croatas dominaram parte do jogo. Tite reconheceu isso. Exaltou o fato do time não levar gol quando se viu jogando mal e o poder de recuperação. O resultado dá paz ao trabalho a uma semana do último amistoso contra a Áustria – que venceu a Alemanha no sábado (2) por 2 a 1 – e a 10 dias da estreia na Rússia.

Em tempo: primeiro adversário do Brasil na Copa, a Suíça aprontou para cima da Espanha, arrancou um empate de 1 a 1, diante da torcida espanhola no estádio do Villarreal.

No próximo domingo (10) o Brasil entra em campo para o último amistosos antes do mundial. A seleção enfrentará a Áustria, em Viena às 11h (horário de Brasília).

O próximo adversário do Brasil venceu a atual campeã Alemanha de virada, no sábado (2) e quebrou um tabu de 32 anos. A Áustria bateu a Alemanha por 2×1 no jogo  que marcou o retorno do goleiro Neuer à seleção alemã.

A Copa do Mundo terá inicio no dia 14 deste mês. O primeiro jogo do Brasil será no domingo (17) às 15h (horário de Brasília) contra a Suíça.

 

 

 

Fonte: O Lance/Veja ||

COMPATILHAR: