A Amazon está prestes a chegar ao Brasil. A gigante do comércio deve começar a vender eletrônicos no país a partir desta quarta-feira (18) e a estratégia para começar a roubar o mercado das concorrentes começa a ficar clara. A companhia deve oferecer condições mais vantajosas para os lojistas que aceitarem comercializar seus produtos pelo seu marketplace.

Segundo o Valor Econômico, que revelou o plano de expansão de atividades, a empresa está negociando com as parceiras um valor de comissão abaixo do que a concorrência propõe. Na teoria, isso também permitiria comercializar produtos com preço mais baixo.

As fontes escutadas pelo jornal dizem que a comissão cobrada pela B2W, empresa que controla sites como Submarino e Americanas.com, fica na casa de 12%. Já a Amazon estaria cobrindo as ofertas com propostas de comissão de apenas 10%.

A decisão seria estratégica, uma vez que a Amazon precisa conquistar parceiros, mas ainda não tem um pacote de serviços tão completo quanto o de concorrentes no Brasil. A empresa ainda não conta com serviço de publicidade ou logística nem infraestrutura de entrega nacional, segundo uma das pessoas ouvidas pela reportagem envolvida nas negociações. A comissão mais barata seria uma forma de compensar e tornar seu pacote mais atraente.

De qualquer forma, as varejistas já estão sentindo a pressão da maior rede de e-commerce do mundo finalmente olhando para o Brasil. Desde sexta-feira passada (13) o primeiro dia de negociações após o feriado na Bolsa, ações de Magazine Luiza, B2W e ViaVarejo têm visto quedas expressivas, superando os 10%.

 

Fonte: Olhar Digital ||

COMPATILHAR: