Um estudo recente desenvolvido pela Universidade Federal de Genebra, na Suíça, pode ter a resposta para uma das principais questões da humanidade: o que surgiu primeiro: o ovo ou a galinha? Essa pesquisa europeia concluiu que o ovo veio antes, em um período em que não existiam animais na terra.

Entenda:

A resposta veio com a descoberta da espécie unicelular chamada Chromosphaera perkinsii, localizada no mar do Havaí, em 2017. Ao observar C. perkinsii, os cientistas descobriram que estas células, uma vez atingido o seu tamanho máximo, dividem-se sem crescer mais, formando colônias multicelulares que se assemelham às fases iniciais do desenvolvimento embrionário animal. Este fenômeno pode ter acontecido muito antes do surgimento da vida animal.

Em outras palavras, o estudo conclui que a natureza teve as ferramentas genéticas para “criar ovos” muito antes de “inventar as galinhas”.

“Embora C. perkinsii seja uma espécie unicelular, este comportamento mostra que os processos de coordenação e diferenciação multicelular já estão presentes na espécie, muito antes do aparecimento dos primeiros animais na Terra”, explicou Omaya Dudin, pesquisador que liderou a investigação.

Além disso, essa descoberta pode revolucionar debates científicos antigos, como o estudo de fósseis de 600 milhões de anos que apresentam características semelhantes a embriões. Isso pode desafiar conceitos tradicionais sobre a origem da multicelularidade e abrir novas perspectivas sobre a evolução da vida na Terra.

Fonte: O Tempo

 

 

 

COMPARTILHAR: