Está no ar uma das iniciativas mais bacanas dos últimos anos para divulgação de astronomia: um livro feito e produzido por 25 astrofotógrafos brasileiros. E tudo isso de graça!

 

Pois então, o glorioso Clube de Astronomia de Brasília (CAsB) promove anualmente um encontro aberto para reunir astrofotógrafos nos arredores da capital. Nesses encontros, mais do que bater papo e trocar experiências, eles saem a campo para fazer o que mais gostam, fotografar o universo.

A cidade escolhida é Padre Bernardo, em Goiás, que reúne algumas características propícias para esse tipo de atividade. “O céu do local é muito bom”, diz Carlos Fairbairn, um dos participantes da iniciativa e editor do livro Encontros Brasileiros de Astrofotografia, Vol.1 (2018), “mas, além disso, conta com certa infraestrutura e tem baixa umidade relativa do ar durante à noite”.

Depois da poluição luminosa e, claro, das nuvens, a umidade é a maior inimiga da astrofotografia, a umidade pode se condensar, formando o popular orvalho, justamente sobre as lentes ou sobre os equipamentos eletrônicos que ficam abertos durante as fotos. E cada foto pode levar horas!

O pessoal da astrofotografia leva isso muito a sério. Mais do que um passatempo ou hobby, essa atividade é uma verdadeira arte e toda arte merece uma exposição, ou no caso, um livro. Fairbairn contou que a ideia de juntar a contribuição de cada participante do encontro, chamado carinhosamente de EBA, da sigla de Encontro Brasileiro de Astronomia, partiu de uma conversa logo após uma noite de observações. Tudo foi feito de forma voluntária, através da iniciativa própria dos participantes, que contribuíram com três fotos cada, perfazendo um total de 75 imagens.

Cada imagem vem com um texto explicativo, em que o autor fala sobre o equipamento e a técnica utilizados, além de dar uma breve explicação sobre o objeto fotografado. E assim o conhecimento vai se espalhando, de forma sutil e com imagens inspiradoras.

E que tal começar a fazer astrofotografia? Se você quiser começar, a dica do editor é procurar alguns canais de astrofotografia no Youtube, ou mesmo a comunidade de astrofotografia brasileira no Facebook. Segundo Fairbairn, ainda não há ninguém, pelo menos que ele tenha notícia, ministrando cursos e o conhecimento acaba se espalhando de maneira mais informal. No livro, cada astrofotógrafo dá dicas de como começar. E as dicas são valiosas, Fairbairn já teve várias de suas fotos publicadas pelo site Astronomy Picture of the Day (APOD), mantido pela Nasa. O APOD recebe contribuições de fotógrafos do mundo inteiro e todos os dias publica a melhor delas.

Os encontros são sempre no inverno, época de estiagem no Centro Oeste e este ano deve acontecer no fim de julho. “Dessa vez empurramos para o fim do mês por causa do eclipse solar. O pessoal do CAsB deve ir para o Chile para fotografar”, contou Fairbairn.

A imagem que abre o livro já é impressionante, a Via Láctea se pondo à oeste no cerrado goiano. Ela foi obtida por Fairbairn que disse estava andando pelo local do evento quando viu a cena e decidiu instalar seu equipamento ali mesmo para capturar o momento. E que foto e conseguiu!

Bom, você quer o livro também? Ele está disponível no site do CAsB e por enquanto está disponível apenas em versão eletrônica. Já são mais de 3,5 mil downloads, o que é uma marca expressiva para livros de divulgação científica, mas a meta é alcançar 10 mil e, quem sabe, produzir uma versão impressa.

 

COMPATILHAR: