Nesse início de semestre letivo, a comunidade acadêmica do Unifor encontrou um grande canteiro de obras no campus. A Fundação Educacional Comunitária Formiguense (Fuom), mantenedora do Centro Universitário de Formiga e do Colégio de Aplicação, continua fazendo investimentos e diversas obras estão em andamento.
A principal delas é a construção da nova portaria principal, que teve início no dia 6 de agosto. A previsão é de que as obras sejam concluídas dentro de 90 dias.
Para escolher o projeto arquitetônico da nova portaria principal, a Fuom envolveu os acadêmicos e profissionais do Unifor, por meio de um concurso interno entre alunos do 5º ao 7º períodos de arquitetura e urbanismo. A coordenadora do curso, Hiveline Giovani Canan, ressaltou que esse concurso foi uma oportunidade de os alunos colocarem em prática o que aprendem em sala de aula.
Os projetos apresentados pelos acadêmicos foram avaliados por uma comissão julgadora que analisou diversos critérios. ?uma das principais mudanças é a entrada independente para veículos e pedestres, também um local adequado para que os profissionais que vão fazer o monitoramento da área possam se instalar, como por exemplo, a copa, o banheiro, a sala de monitoramento, além de uma cobertura que vai protegê-los das intempéries?, explicou a professora.
O responsável pelas obras do Unifor, Edson Geraldo Costa, explicou que, de acordo com o cronograma de trabalho, a primeira etapa é desmanchar a portaria velha, fazer a cerca de tapume em volta para, em seguida, começar a nova construção.
Em virtude das obras, algumas mudanças foram feitas. Os veículos devem entrar somente pela Portaria 2, na Maria Ribeiro Ghelli (rua abaixo do campus), e os pedestres podem entrar pela Portaria 2 e por um espaço que foi aberto provisoriamente próximo à antiga Portaria 1, na avenida Arnaldo de Senna. Os locais estão todos sinalizados com faixas indicativas.

COMPATILHAR: