O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e a Polícia Civil realizaram, na manhã desta terça-feira (9), a operação Krymmenos para combater esquema de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. Segundo as investigações, os crimes movimentaram R$ 1 bilhão.

Em Minas Gerais, a ação foi em Belo Horizonte e Sabará, e nos estados do Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo – além do Distrito Federal.

A Justiça expediu 23 mandados de busca e apreensão, e determinou o bloqueio e sequestro de R$ 848 milhões, nove veículos e 15 imóveis.

Durante as investigações, foi identificado que a organização criminosa movimentou, supostamente utilizando-se de empresas fictícias e contas bancárias abertas para dar cabo à lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e outros crimes.

O dinheiro circulava pelas contas de inúmeras pessoas físicas e jurídicas até, finalmente, chegar a terceiros supostamente vinculados ao esquema criminoso como se fosse lícito.

Participam da operação 80 policiais civis, quatro delegados de Polícia Civil, uma procuradora de Justiça, sete promotores de Justiça, quatro policiais penais federais e quatro servidores do Ministério Público.

Krymmenos, do grego κρυμμένος, significa oculto.

Fonte: G1

COMPATILHAR: