Ovos de 80 milhões de anos foram encontrados na BR-365, em Monte Alegre de Minas, no Triângulo Mineiro. Os fósseis foram localizados durante obras de duplicação da rodovia no ano passado. Nesta segunda-feira (22), o material foi recebido pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), em Ituiutaba.

Os ovos foram atribuídos inicialmente a crocodilomorfos, uma ordem de répteis pré-históricos que inclui os antepassados dos crocodilos e jacarés modernos. No entanto, análises mais detalhadas da casca dos ovos serão conduzidas para confirmar com precisão o grupo biológico ao qual pertencem.

“Será possível investigar aspectos sobre o processo de fossilização e sobre o comportamento reprodutivo do grupo biológico do qual os ovos fazem parte”, explica Pedro Buck, coordenador do Laboratório de Paleontologia da Unidade Ituiutaba.

A descoberta desses fósseis ocorreu em outubro do ano passado durante as obras de duplicação da BR-365, conduzidas pela Ecovias do Cerrado. Durante as escavações, uma equipe da GeoPac encontrou os ovos.

Os ovos estão em bom estado de conservação, apesar de serem delicados, com cascas de apenas 1 milímetro de espessura.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: