De acordo com especialistas da área da saúde, é comum pacientes relatarem piora das dores nos ossos, músculos e nas articulações durante o tempo frio. Uma das causas é a vasoconstrição, que é o aumento da contração dos vasos sanguíneos na tentativa de manter a temperatura corporal.
A dor também está associada ao fato de as pessoas ficarem mais encolhidas no inverno para tentar se aquecer, tencionando os músculos e os nervos. Além disso, o frio aumenta a sensibilidade do corpo e, consequentemente, as dores.
Uma alternativa é aliar a prática regular de exercícios físicos com alongamento, sempre com supervisão de profissionais, uma vez que eles diminuem os problemas de saúde e aumentam a flexibilidade.
O alongamento é essencial para o funcionamento motor dos pacientes com problemas reumáticos crônicos, destravando músculos, ossos e nervos. Já a prática de exercícios contribui com o aumento da resistência física e muscular, o que previne a dor e as doenças provocadas durante o inverno.
Pacientes com doenças reumáticas crônicas sentem mais dor durante o inverno
Uma alternativa é aliar a prática regular de exercícios físicos com alongamento, sempre com supervisão de profissionais.