Desde o dia 1º de agosto, mil alunos de sete escolas da rede municipal de ensino estão sendo beneficiados com os produtos fabricados pela Padaria Municipal, instalada na Escola Municipal Caic.
De acordo com o secretário Municipal de Educação e Esportes, Geraldo Reginaldo de Oliveira, a ideia de se ter uma padaria para atender às escolas partiu da necessidade de otimizar recursos humanos, materiais e financeiros. Ao mesmo tempo, encontrar alternativas para padronizar o fornecimento de lanches para as escolas mantidas pela Prefeitura.
?Este é um projeto piloto, em fase de análise e acompanhamento. Ele tem grande possibilidade de ser estendido à todas as escolas urbanas da rede municipal até 2011?, comenta o secretário.
Atualmente, recebem os produtos das padarias a Escola Municipal. Benedita Gomide Leite, Cemei José Juvêncio Fernandes, Pré-Escola Lídia Braga, Caic, Escola Municipal Célia Eufrásio de Melo, Escola Municipal Professor Franklin de Carvalho e o Centro Municipal de Apoio a Aprendizagem (Cemap).
A escolha dessas instituições para fazer parte do projeto piloto levou em conta o atendimento em tempo integral e também a proximidade com a padaria.
Padaria
Atualmente, trabalham na padaria quatro quitandeiras, que são supervisionadas por uma nutricionista. Os maquinários utilizados foram remanejados da antiga padaria que funcionava no Banco de Alimentos.
Na padaria municipal são produzidos diversos alimentos, como rosquinhas, bolo de cenoura, broa de fubá (doce e sal), rosca, pão de queijo, pão de batata e pão de doce.
?Antes, o lanche era feito na própria escola. Nossa cozinha era pequena para a quantidade de produtos feitos, o que dificultava o trabalho das cantineiras. É um projeto muito válido, com produtos variados, de qualidade e bastante saborosos. Brincamos que, ao falar para os alunos que os produtos vieram da padaria municipal, o apetite deles até aumenta?, comentou a diretora da Escola Municipal Benedita Gomide Leite, Lucimar Rosa.

COMPATILHAR: