Durante esta semana, cerca de 600 crianças e adolescentes painenses têm muita diversão e atividades para ocuparem o tempo ocioso proporcionado pelas férias escolares. É que Pains foi uma das quatro cidades de Minas contempladas pelo projeto Recreio nas Férias, do governo federal. As outras cidades que tiveram os convênios consagrados são: Belo Horizonte, Juiz de Fora e Conselheiro Lafaiete, sendo que a pequena cidade do Centro-Oeste mineiro teve o projeto aprovado em primeiro lugar.
O projeto conta com atividades recreativas, esportivas, culturais, lúdicas e passeio às águas de Furnas. Segundo o prefeito de Pains, Ronaldo Gonçalves/PT, o Recreio nas Férias acontece dentro do Programa Segundo Tempo e atende crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade. ?Lá, eles têm todo tipo de recreação, de 8h às 16h, e uma programação cultural, como cinema, de 18h às 20h? .
De acordo com o coordenador do projeto em Pains, Amir Otoni de Oliveira, o projeto foi apresentado ao Ministério dos Esportes em outubro.
Cerca de 75 profissionais estão envolvidos no projeto em Pains e os recursos são provenientes do governo federal. Além de praticarem diversas atividades, as crianças recebem café da manhã, almoço e lanche da tarde, com um rico e variado cardápio. A alimentação é preparada com a orientação de um profissional de nutrição, com apoio de mães e voluntários.
Para participar do Recreio nas Férias as crianças e adolescentes tiveram que fazer uma inscrição prévia e receberam um kit com boné e camiseta.

O projeto
A representante do Ministério dos Esportes, Marly Licassaly, foram aprovados 25 projetos em 13 estados do país e 17 equipes do Ministério têm comparecido às cidades para a abertura do projeto, acompanhamento e avaliação.
Marly Licassaly parabenizou o planejamento, estrutura e organização do Recreio nas Férias em Pains. ?Se acontecer em todo o país como está acontecendo aqui [em Pains], teremos mais repercussão do que o esperado. Ainda é um projeto piloto, mas a ideia é implantá-lo em todas as cidades que tem o programa Segundo Tempo?. A representante do governo federal disse também que o projeto deverá acontecer em todas as férias escolares, de janeiro e julho. Haverá sempre uma chamada pública para os municípios interessados.

COMPATILHAR: