Grandes cidades do Estado já implantaram o sistema de bilhetagem eletrônica para transporte público e agora chegou a vez de Formiga.
De acordo com a empresa Viação Formiga, responsável pelo transporte urbano no município, o principal objetivo da implantação do sistema, conhecido como Passe Fácil, é tornar o transporte coletivo no município ainda mais eficiente e seguro.
A partir de então, o pagamento da passagem será feita através de um cartão equipado com um chip recarregável onde ficam armazenados os créditos.
Para atender as necessidades de diferentes públicos, os cartões serão subdivididos nas seguintes categorias: Passe Fácil ? Escolar que deverá ser apresentado ao cobrador que fará a identificação e liberará o validador para aceitar o cartão e o Passe Fácil ? Vale Transporte e Pessoal, que não apresentará fotos e não precisará de identificação do usuário.
De acordo com a empresa, os cartões informarão, também, a quantidade de crédito que o passageiro ainda possui. Em caso de dúvida, o cobrador poderá ajudar o passageiro.
Após a instalação do novo sistema, a Viação Formiga divulgará os locais onde o cidadão poderá adquirir ou recarregar seu cartão, que em caso de perda ou roubo pode ser bloqueado, sendo ressarcido em outro cartão os créditos contidos no que foi perdido ou roubado.
Para usuários esporádicos, que utilizam pouco o transporte urbano, a passagem poderá ser paga em dinheiro.
Espera-se que com o novo sistema aumente a segurança tanto para os usuários, quanto para os funcionários da empresa que trabalham nos coletivos, já que, com menos dinheiro circulando nos ônibus, são bem menores os riscos de um assalto.
Para testar todo o equipamento; treinar o cobrador e habituar a população à novidade haverá um período de adaptação que terá início em fevereiro.

COMPATILHAR: