Na sexta-feira passada (19), o coordenador ambiental da Cemig e biólogo Lucélio Nativo da Assunção ministrou a palestra ??Gestão da Arborização Urbana?, na Câmara Municipal de Pains.
O objetivo da palestra foi sensibilizar todos os municípios para este tema importante. Dedicada aos gestores públicos, prefeitos, vereadores, secretários, ambientalistas, educadores, órgãos públicos do meio ambiente.
Lucélio Nativo apresentou modelos de cidades com arborização planejada, falou sobre as podas e mostrou os benefícios da arborização urbana. Entre eles: a absorção de parte dos raios solares e também da poeira, diminuição das poluições sonora e atmosférica. No aspecto estético, além da bela visão paisagística, há a fragrância. E no aspecto social, segundo pesquisas realizadas e apresentadas pelo biólogo, a arborização urbana aumenta a vida útil do asfalto em 30%; valoriza o imóvel em 10%; determina a valorização turística e combate o stress, entre outros itens.
A pressão da expansão industrial e comercial tem contribuído para o crescimento no corte de árvores, tendo em vista a realização das construções. Por esse motivo, se faz tão necessária a política de arborização urbana, determinante para criação de estrutura e capacitação técnica para equipes de poda, bem como equipamentos adequados para este fim.
De acordo com o biólogo, os processos utilizados, atualmente, em muitos municípios, são ultrapassados e prejudicam a vida das árvores. Em Pains, o Projeto Pains Linda, existe desde 2007.

COMPARTILHAR: