A partir do ano 2000, instituiu-se o dia 18 de maio como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Já em 2020 a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente deu início à Campanha Nacional “Maio Laranja” que tem como objetivo incentivar a realização de atividades para conscientizar, prevenir, orientar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Com foco nesta temática, a equipe do Cras 3, em Formiga, por meio de sua coordenadora, Luciane Ribeiro Melo, realizou na semana passada, uma palestra voltada para o corpo docente do ensino fundamental I, da Escola Municipal Arlindo de Melo.

Considera-se que o ambiente escolar é propício para a observação de indícios de violência, por isso, vislumbrou-se a necessidade de capacitar professores, supervisora e diretora para identificar e encaminhar qualquer suspeita de violência à rede de proteção à Criança e Adolescente.

Foram destacadas as características tanto das vítimas quanto dos agressores, bem como onde recorrer no caso de suspeita de qualquer agressão, além do papel desenvolvido por cada órgão do sistema de proteção à Criança e Adolescente. Cada participante recebeu uma cartilha, preparada pela equipe do Cras 3, com informações relevantes sobre o tema. Com estas ações foi possível dar visibilidade ao tema, informar, mobilizar e chamar a comunidade escolar a participar desta relevante causa.

Fonte: Decom

COMPATILHAR: