Mais uma ação dentro da campanha de prevenção de acidentes de trabalho em Formiga e região será realizada na próxima quinta-feira, dia 27, com a palestra ?Trabalho, saúde mental e assédio moral nas relações de trabalho?. O evento será realizado no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a partir das 19h.
As palestrantes serão a psicanalista Judith Euchares Ricardo de Albuquerque e a psiquiatra forense Naray Paulino. O público-alvo é composto por magistrados e servidores do TRT, empregados, empregadores, advogados, estudantes de direito, profissionais da área de saúde, membros de CIPAS (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) e demais interessados no assunto. Será emitido certificado de participação.
O auditório da CDL está localizado na avenida JK, 133, bairro Engenho de Serra. Mais informações (37) 3322-1280 (Formiga) e (31) 3238-7862 (EJ-TRT/MG – Belo Horizonte). Escola Judicial do TRT-3ª Região: www.trt3.jus.br/escola.
A campanha
A campanha, que visa o melhoramento do meio ambiente do trabalho, é de iniciativa da juíza Graça Maria Borges de Freitas, titular da 1ª Vara do Trabalho de Formiga, em razão do elevado número de ocorrências registradas diariamente no Foro Trabalhista do município. São parceiros da ação a 16ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Formiga), o Centro Universitário de Formiga (Unifor), a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 3ª Região e a Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB-MG.
Com a posse do titular Marco Túlio Machado Santos, a 2ª Vara do Trabalho de Formiga passou a integrar a campanha, que também tem o apoio da CDL, de sindicatos, Rádio 93 FM, Rádio Cor, Rádio Web PCN de Arcos, TV Oeste, Programa Uniformação e vários órgãos de imprensa de Formiga e região que colaboram na divulgação da campanha.
O tema da campanha é ?Meio Ambiente do Trabalho Saudável? e foi lançada em agosto deste ano, com o objetivo de promover a conscientização da comunidade local e regional sobre as regras de saúde, segurança e conforto no ambiente de trabalho, com vistas à prevenção de litígios e redução de lesões à saúde, bem-estar e integridade física dos trabalhadores de Formiga e região.
O tema foi aprovado pela comissão gestora da campanha local, que também incorporou os temas da campanha nacional do Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre prevenção de acidentes do trabalho. A atividade do próximo dia 27 é a terceira da campanha neste ano.
Outras duas palestras já foram realizadas, no salão nobre do Unifor, sendo a primeira no dia 9 de agosto, com o tema ?Meio ambiente do trabalho saudável: prevenção de doenças do trabalho e doenças ocupacionais?, ministrada pela juíza Graça Maria Borges de Freitas; e a segunda, no dia 22 de setembro, com o tema ?A atuação do Ministério Público na defesa do meio ambiente do trabalho?, proferida pelo procurador do trabalho Paulo Gonçalves Veloso.

COMPATILHAR: