A Assembléia Nacional da Venezuela aprovou por maioria esmagadora uma proposta de emenda constitucional que permitirá que o presidente Hugo Chávez concorra à reeleição sem limite de mandatos. O atual mandato de Chávez, seu segundo, deve terminar em 2012.
A emenda também suspende as restrições ao número de vezes que políticos locais podem concorrer à reeleição.
A proposta vai agora para o Conselho Nacional Eleitoral, que tem 30 dias para convocar um referendo sobre a matéria. O resultado da votação era esperado já que a casa legislativa é controlada pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), de situação.
Sinal de oposição
O correspondente da BBC na capital, Caracas, Will Grant, disse que foi visto um sinal de oposição à medida dentro da Assembléia – um político levantou uma placa dizendo Não à ditadura, mas a mensagem logo foi retirada.
A oposição continua argumentando que a votação da quarta-feira foi inconstitucional, já que uma proposta semelhante para reeleição ilimitada foi votada em dezembro de 2007 e rejeitada.
Chávez e seus partidários rejeitam o argumento, dizendo que sua continuação no governo é necessária para garantir o futuro da revolução socialista no país.
A velocidade com que a campanha pela emenda foi feita é surpreendente, disse Grant. Mal passaram dois meses entre o anúncio original de Chávez de que buscaria a reeleição ilimitada e a aprovação da proposta pela Assembléia Nacional.

COMPATILHAR: