Parte das Prefeituras do Centro-Oeste de Minas deve manter em dia o pagamento do 13º salário para os servidores municipais em 2019. Em 2018, o quadro foi parecido na região, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios.

Para realizar o levantamento, dos municípios procurados pelo portal G1, apenas Arcos e Lagoa da Prata não responderam a reportagem até a tarde de sexta-feira (5).

De acordo com o Ministério do Trabalho, o 13º salário pode ser pago integralmente, até o dia 20 de dezembro, ou em duas parcelas. Nesse caso, a primeira parte pode ser paga até o dia 30 de novembro, com o limite para quitar o valor restante permanecendo no dia 20 de dezembro.

Formiga

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Formiga informou que, no município, a primeira parcela do benefício é paga no dia de aniversário do servidor de carreira e a segunda parcela, de todos os servidores, é paga em dezembro.

Quanto ao pagamento da primeira parcela do 13º aos demais servidores, o município afirmou que o pagamento depende da arrecadação do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU), que começa a ser cobrado em julho.

Divinópolis

A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que, na maior cidade da região, a data para o pagamento do benefício ainda não foi definida. Não foi informado também se o Executivo pretende pagá-lo integralmente ou parcelado.

Em 2018, o município atrasou o pagamento do 13º dos servidores municipais, que protestaram pedindo o pagamento do benefício. Ele foi pago integralmente em março de 2019.

Contudo, em abril, o município afirmou que os salários de 2019 estariam comprometidos mesmo que o reajuste salarial concedido pelo município aos servidores não fosse realizado.

Carmo do Cajuru

Em Carmo do Cajuru, a Prefeitura informou que o 13º salário dos servidores será pago em duas parcelas. A primeira parcela será paga em setembro. A segunda será paga em dezembro.

Pará de Minas

A Prefeitura de Pará de Minas informou que oferece aos servidores a possibilidade de receber 50% do 13º junto com os salários de julho. Para receber o benefício, o servidor precisa optar pelo recebimento adiantado.

O município informou, ainda, que realiza um levantamento de quantos servidores solicitaram o pagamento adiantado do benefício e qual o valor estimado total do valor a ser pago.

Nova Serrana

O município informou à reportagem que sempre realiza o pagamento do 13º salário dos servidores em dezembro, de forma integral.

Itaúna

Em Itaúna, a Prefeitura informou que os servidores recebem 50% do 13º no mês em que fazem aniversário. Os 50% restantes são pagos em dezembro.

O município informou, ainda, que a Secretaria Municipal de Fazenda ainda não definiu data para o pagamento de dezembro.

Bom Despacho

A assessoria de comunicação do município informou que pagará o benefício integralmente no mês de dezembro para todos os servidores.

 

Fonte: G1||

COMPATILHAR: