As cerca de 500 pessoas que procuram diariamente a sede da Superintendência da Polícia Federal (PF), no Bairro Gutierrez, na Região Oeste de Belo Horizonte, para emissão, atualização e informações relacionadas a passaporte e imigração terão de se dirigir a novo endereço a partir desta terça-feira. A Delegacia de Polícia de Imigração passa a funcionar no Shopping Plaza Anchieta, no bairro de mesmo nome, na Região Centro-Sul da capital. O centro de compras nem foi inaugurado, mas o agente Celso Lima Campos, da PF, informou que a mudança não poderia esperar. ?Estamos reformando a sede da Polícia Federal e em novembro começa o período de muita procura no setor de passaportes, para quem vai viajar nas férias.?
Ele reconhece que o espaço já não estava adequado ao grande número de pessoas que procuram o local. ?Vai aumentar a agilidade para o público, porque é um local exclusivo para esse fim, enquanto na superintendência são vários serviços.? Mensalmente, são emitidos cerca de 200 passaportes apenas na capital. Nas épocas consideradas ?de pico?, o número de documentos cresce para 300 por mês. Segundo Celso Campos, a nova unidade dobra a quantidade de atendentes para 100 e o total de postos de atendimento de 10 para 20.
A PF vai ocupar uma área de 490 metros quadrados no 3° andar do shopping. ?A idéia é tirar da sede da polícia os serviços voltados para a comunidade, o que evita misturar pessoas com outros interesses com atendimentos, como recebimento de presos e ocorrências?, disse. Fora da capital, os passaportes podem ser emitidos em Uberaba, Uberlândia, Juiz de Fora, Montes Claros, Passos e Governador Valadares. Para todas as cidades, a PF oferece a opção de iniciar o atendimento na internet, onde são preenchidos os dados pessoais do titular. O agendamento é feito no site da polícia e, no dia marcado, o solicitante apresenta uma série de documentos originais e aguarda a data de entrega do passaporte, geralmente em seis dias úteis. Ele vale por cinco anos, com exceção dos que forem expedidos para crianças menores de 4 anos.
Para o Bairro Anchieta será transferida também a Delegacia de Segurança Privada. Pouco conhecida do público, ela cuida de crimes relacionados à segurança bancária. Nas atribuições da delegacia estão a fiscalização dos vigilantes contratados nas instituições financeiras, o controle dos cursos para esses profissionais e até da munição usada por eles. Outros serviços e as lojas do shopping só começam a funcionar em 2009. O espaço vai abrigar lojas pequenas e algumas âncoras no setor de supermercados e departamentos.

COMPATILHAR: