A Prefeitura de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, decretou situação de emergência em saúde pública na quarta-feira (17) em função da alta nos casos de dengue e chikungunya.

Em nota, a Prefeitura afirma que o decreto permite que ações de prevenção ocorram em “regime de urgência e prioridade em todos os órgãos e entidades municipais” e, ainda, traz flexibilidade administrativa ao combate das doenças transmitidas pelo Aedes aegipty. O decreto tem validade de 120 dias.

Ainda conforme o Executivo, estão sendo realizadas inúmeras ações para combater arboviroses, como mutirões, fiscalização de possíveis focos, campanhas de conscientização, inspeção em residências, recolhimento de entulhos e limpeza diária de todas as ruas de Pedro Leopoldo.

Mesmo com todas essas medidas, a Prefeitura afirma que, diariamente, são recolhidas 108 toneladas de entulhos, totalizando 540 por semana.

A gravidade da situação da saúde municipal foi compartilhada nas redes sociais do Executivo, que pediu a colaboração da população para evitar novos casos: “Bora ajudar, gente, a situação é séria!”.

Fonte: Hoje em Dia

 

 

COMPATILHAR: