“Pequeno Manual Antirracista” é a dica de leitura para esta semana. O livro um ensaio redigido pela escritora, pesquisadora acadêmica, Djamila Ribeiro.

O Projeto “No meio do caminho tem um livro” é idealizado pelas três bibliotecas públicas de Formiga.

Nesta obra, a autora defende que o combate ao racismo é uma luta e um desafio de toda a sociedade brasileira e de maneira bastante didática,  contextualiza  os efeitos maléficos que esta prática criminosa afeta uma parcela da população.

Vencedor do prêmio Jabuti de 2020, na categoria Ciências Humanas, em seus 11 capítulos, a autora explorou temas como racismo estrutural, negritude, violência cultural, políticas públicas, ações afirmativas, relações trabalhistas e muitas outras questões que servirão de base para  gerar discussões sobre o racismo e suas manifestações cotidianas enraizadas e diluídas na sociedade.

Além disso, apresenta caminhos para uma autorreflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações raciais e estruturais e assim assumir a responsabilidade individual pela transformação da sociedade e equiparar os caminhos.

Esta e outras reflexões sobre temas da atualidade podem ser encontrados na Biblioteca Pública Municipal “Doutor Sócrates Bezerra de Menezes ”, situada na Praça São Vicente Férrer, número 140, no Centro de Formiga.

Fonte: Bibliotecas Públicas de Formiga

Foto: divulgação bibliotecas públicas

COMPATILHAR: