O instituto DataTempo/CP2 realizou entrevistas com 2066 eleitores em todas as regiões do Estado para conhecer a intenção de voto dos mineiros para o cargo de deputado estadual.
Arnaldo Gontijo, candidato que tem sua principal base eleitoral em Formiga, aparece na pesquisa com uma frequência que o coloca, segundo o DataTempo, em destaque dentre os demais que figuram na seleta lista resultante de tal levantamento. A margem de erro da pesquisa é de 2,16 pontos percentuais para mais ou para menos.
Como a Assembleia Legislativa mineira é composta por 77 cadeiras, a Data/Tempo apontou os 77 primeiros colocados na pesquisa.
Segundo matéria divulgada na quinta-feira (2) pelo jornal O Tempo, esses nomes não podem ser considerados como aqueles que efetivamente ocuparão as 77 vagas na Assembleia. Isso porque a Justiça Eleitoral tem uma fórmula para calcular quantas cadeiras cada partido terá direito e esta conta envolve, além do número de votos de cada candidato, a totalidade da votação de cada legenda, de forma a garantir a proporcionalidade e a participação de segmentos minoritários da sociedade.
Minas Gerais tem 1.199 candidatos às vagas de deputado estadual, o que determina uma disputa de 15,6 nomes por vaga. É praticamente um vestibular de curso considerado concorrido.
Dos 77 atuais deputados estaduais, 66 disputam vagas no Legislativo. Na eleição de 2010, a renovação no Legislativo mineiro foi de 36,36% e em 2006, este índice atingiu 40,1%.
Da lista obtida pelo levantamento do DataTempo constam nomes já conhecidos como os de alguns deputados, ex-deputados e ex-prefeitos. Dentre estes, o candidato mais citado é Gil Pereira, ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor). Em segundo lugar aparece o atual deputado e ex-prefeito de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, Bonifácio Mourão, seguido de perto por Inácio Franco, que atualmente ocupa uma cadeira na Casa.
Ainda nos primeiros lugares estão deputados como Luiz Tadeu Leite (Tadeuzinho), Rosângela Reis, João Vitor Xavier, João Leite e Elismar Prado. Entre os candidatos que pontuaram estão ex-prefeitos como Ademir Lucas e Marília Campos, que comandaram Contagem; Pompílio Canavez, que foi prefeito de Alfenas, no Sul de Minas e Danuza Bias Fortes, que esteve à frente da administração de Barbacena, no Campo das Vertentes.
Vereadores em Belo Horizonte como Iran Barbosa, Pablito e Bruno Costa também compõem a lista e segundo a jornalista Carla Kreefft, de O Tempo , o que mais chama a atenção da analista é o grande número de nomes que não são conhecidos e que compõe a seleta lista, o que pode indicar um índice de renovação considerável.
Arnaldo Gontijo, candidato formiguense, ao que tudo indica, tem grandes chances de fazer parte desta renovação.
Os deputados estaduais eleitos em 5 de outubro serão diplomados ainda neste ano e tomam posse em fevereiro de 2014 para um mandato de quatro anos.
Como dito, o levantamento realizou 2.066 entrevistas em todas as regiões de Minas Gerais, em todas as faixas etárias, entre os dias 25 a 30 de setembro. A margem de erro é de 2,16 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro na Justiça Eleitoral tem protocolo MG 00148/2014.
O Tempo promete para esta sexta-feira (3), a divulgação da listagem dos candidatos a deputado federal mais citados pelos entrevistados DataTempo/CP2.

COMPATILHAR: