Uma pesquisa realizada pelo Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged) revelou dados animadores para as pessoas que estão em busca de emprego. O mês de setembro foi o que mais teve contratações. Esta tendência deve ser mantida até dezembro.
Setembro foi o mês que mais gerou empregos formais em todo o Brasil, em 2009. Foram quase 253 mil vagas, sendo 7.400 em Minas Gerais. Divinópolis criou 725 postos, Uberlândia 1.357 e Uberaba 349. Em Formiga, foram gerados 708 novos postos de trabalho, houve 598 demissões, mas o saldo de empregos ainda foi positivo, com 110 vagas garantidas.
Já em Araxá, no Alto Paranaíba, aconteceu o oposto. No mês de setembro houve quase 300 demissões a mais do que as contratações. Outras cidades também não tiveram o mesmo desempenho na geração de empregos.
Por dois meses consecutivos, a indústria de transformação, responsável pelo abastecimento do mercado, liderou as contratações em todo o país. No caso de Formiga, em primeiro lugar na movimentação de empregos, foi o setor da construção civil.
Em novembro, o cenário promete mudar. O comércio passa a ser o setor que mais gera empregos, principalmente com as admissões temporárias para o período natalino. Vendedores e entregadores são os profissionais mais requisitados. Na temporada de busca por trabalhadores, muitos empresários abrem mão da qualificação e experiência – os requisitos que mais eliminam os candidatos.
Para quem busca um emprego permanente, a dica do economista Leandro Maia é ocupar uma das vagas na construção civil. Setor que está em evidência.
Pesquisa revela que contratações devem ser mantidas até dezembro
Segundo especialistas, o mês de setembro teve o maior índice de contratações - 7400 vagas em Minas Gerais. Formiga teve 708 contratações no mês passado