Uma pesquisa realizada na cidade de Juiz de Fora revelou que a maioria das mulheres acima dos 60 anos não têm o hábito de fazerem mamografia. Esta realidade não tem a ver com a falta de equipamentos médicos. Pelo contrário, a maioria dos hospitais conta com estrutura moderna, atendimento de graça e sem fila de espera.
Muitas das vezes, esse exame ajuda a detectar o tumor ainda em estágio inicial. Seria uma medida de prevenção contra o câncer de mama nas mulheres.
Segundo a aposentada Maria Ignês de Sousa, o primeiro exame de mamografia foi realizado aos 69 anos de idade. Ela conta que as amigas viviam dizendo que quem procura acha e isso a desanimava ao consultar um médico. ?Na época em que fui fazer o exame, foi diagnosticado o câncer de mama. O tumor foi retirado e, hoje, faço apenas exames de manutenção, de dois em dois anos? , afirma.
Dados relativos aos exames de mamografia:
Em uma pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em que 4.621 mulheres juizforanas acima dos 60 anos foram ouvidas, 1.287 disseram que nunca fizeram mamografia. E o pior, 53,9% não consideram o exame necessário.
Entre os anos de 1980 e 2005, 40% da população feminina, acima dos 60 anos, morreram. Entre 10 e 15% dos casos por fatores hereditários. O restante pelos fatores de risco: consumo de álcool, alimentações ricas em gordura, obesidade, poucas e tardias gestações. O número de mortes poderia ser 45% menor com o hábito da mamografia.

COMPATILHAR: