?O isolamento social é equivalente à pressão arterial alta, à obesidade, à falta de exercícios e ao fumo como fator de risco para doenças e morte prematura?. Isso é o que afirma o premiado psicólogo da Universidade de Chicago John T. Cacioppo. Segundo ele, a solidão compromete a capacidade de a pessoa se autorregular. Assim, indivíduos solitários tendem a fazer o que estiver a seu alcance para se sentir melhor, mesmo que por somente um momento. Isso inclui comer ou beber demais, fumar, dirigir em alta velocidade ou fazer sexo inseguro.
Mesmo sem se entregarem a comportamentos arriscados, Cacioppo e outros especialistas mostraram que a solidão pode comprometer a saúde, aumentando os níveis de hormônios do estresse e potencializando inflamações.
Os danos podem ser espalhados, afetando cada sistema do corpo e cada função cerebral. Pessoas solitárias têm níveis mais altos de anticorpos para certos tipos de vírus do herpes, indicando mais vírus ativados em seus sistemas, segundo um relatório de janeiro da pós-doutora da Universidade Estadual de Ohio Lisa Jaremka. Em outro estudo, ela descobriu, no sangue de solitários, níveis mais altos de substâncias que causam inflamações.
Inflamações crônicas já foram ligadas a doenças do coração, artrite, diabetes tipo 2 e até tentativas de suicídio, segundo Jaremka. Os solitários também reagem mais fortemente a eventos negativos e percebem a vida cotidiana como sendo mais estressante, o que pode deprimir a imunidade.
Vínculo
No entanto, segundo Cacioppo, ter muitos amigos e família por perto não garante imunidade contra a solidão, se as relações não tiverem um vínculo emocional forte. Seus estudos mostram que a qualidade dessas relações ? o quão significativas são para o indivíduo ? contam mais que os números na prevenção da solidão.
O passo, ele diz, é tentar buscar atividades sociais que ajudem outras pessoas, enquanto promovem o contato social, como voluntariado, ler para cegos ou auxiliar em uma sala de aula. Essas ações podem promover a ?onda do ajudante?, estabelecer novas amizades e combater um sentimento de solitude. ?O que é necessário é pisar fora da dor da sua própria situação por tempo suficiente para ?alimentar? os outros. Uma mudança real começa com atos?, ensina.
Dicas para afastar a solidão da vida
Vínculos Estabeleça relações afetivas com fortes vínculos emocionais. Ter relações significativas conta mais que o número de pessoas à volta.
Gentileza Atos simples de gentileza ? elogiar a roupa de alguém, dar bom dia ao porteiro, ceder o lugar a um idoso no ônibus ? ajudam a aumentar a conexão com os outros, melhorando a saúde e o bem-estar.
Voluntariado Procure atividades em que você ajude, seja útil, enquanto favorece o seu próprio contato com outras pessoas.
Ação Dê início a essas ações. Você só saberá se algo vai te ligar a outra pessoa se tentar uma conexão real com ela.

COMPATILHAR: