Os trabalhadores da refinaria Gabriel Passos (Regap) em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, cruzaram os braços nesta sexta-feira (24) em protesto contra possíveis privatizações que podem ocorrer na Petrobrás. O movimento é nacional, e ganhou adesão também em Minas Gerais.

Segundo o diretor do Sindicato dos Petroleiros em Minas Gerais (Sindipetro/MG), Guilherme Alves, a insatisfação é com a retomada do processo de alguns projetos de privatização, que já foram encaminhado pela diretoria executiva da Petrobrás ao conselho de administração da empresa. Entre os projetos, alguns já tiveram o pré-contrato assinado, sendo eles: Polo Norte Capixaba (ES), Polos Golfinho e Camarupim (ES), Polos Pescada e Potiguar (RN) e Lubnor (CE).

Segundo ele, essa iniciativa ainda é resquício do último governo. “A diretoria-executiva que foi nomeada pelo governo Bolsonaro e o conselho de administração da empresa decidiram seguir com os projetos de privatização, apesar de o presidente Lula ter dito reiteradamente que os processos deveriam ser suspensos ou cancelados, inclusive o presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, fez a mesma coisa. Então, a Federação Única dos Petroleiros convocou a categoria para a paralisação que ocorre simultaneamente em todo o país”, explica Alves.

Para a categoria, a venda desses ativos da Petrobrás representa prejuízos para a população e uma vitória dos interesses econômicos de uma pequena parte do povo. Na porta da Regap, a paralisação começou às 7h e atrasou a entrada do turno na manhã na refinaria. Os trabalhos, no entanto, não foram prejudicados.

Estado de greve

Caso a Petrobrás siga com o processo de privatização, a ideia do trabalhadores é entrar em greve para pressionar o governo. “Nós vamos fazer assembleias até o dia 4 de abril e, a partir de lá, caso os processos de privatização não sejam suspensos efetivamente, a categoria deve entrar em greve”, destaca o diretor do Sindipetro/MG.

A Petrobrás foi procurada pela reportagem do portal O Tempo, mas ainda não se manifestou.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: