Ao contrário de algumas formas de exercício, Pilates não super desenvolve algumas partes do corpo e outras menos. Durante o treinamento, o Pilates concentra-se na força do núcleo, que treina o corpo como um todo integrada.
Atenção ao apoio central e adequação de corpo inteiro ? incluindo a respiração e a mente ? proporcionando um nível de atividade integradora que é difícil encontrar em outro lugar. É também a razão que o Pilates é tão popular em cenários de reabilitação, bem como com os atletas que acham que o atividade física é uma ótima base para qualquer outro tipo de prática de movimento que eles fazem.
Entre todos os benefícios que o pilates pode oferecer a saúde destaca-se o aumento da resistência física e mental, alonga a musculatura que envolve a coluna vertebral equilibrando-a, apresenta melhora na coordenação motora, estimula o sistema circulatório e respiratório, alivia dores crônicas, tensões e estresses, aumenta à flexibilidade e a mobilidade, melhora a concentração.
Como os benefícios contribuem na prevenção de futuras lesões, o método é muito recomendado a casos de reabilitação de problemas na coluna, uma vez que traz alívio a dores crônicas.
As aulas de pilates normalmente duram em média uma hora e são sempre bem variadas evitando-se assim a monotonia, há pouco desgaste físico e pouca repetição de movimentos que são suaves e lentos, pode ser feito sem nenhum aparelho ou com acessórios específicos como as bolas, bandas, rolos entre outros.
Receba as publicações do Últimas Notícias em primeira mão no nosso grupo do WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DoD79bcrBLZIqK6nRN2ZeA