Pilotos da Azul e da TAM relataram ter avistado luzes estranhas no céu de Porto Alegre. A conversa deles com a torre de controle do Aeroporto Salgado Filho foi parar nas redes sociais. Em uma delas, de sábado (5), o piloto do voo TAM 3406, que decolou de Guarulhos (SP) com destino a Porto Alegre (RS), conta ter visto entre duas e três luzes no céu.

Na sequência, o piloto do voo Azul 4657 afirmou ter avistado as mesmas luzes desde o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG). Ele ainda esclarece que não queria falar nada para não ser rotulado como doido.

No mês passado, algo semelhante já havia acontecido. Durante um voo comercial da Azul que saiu de São Paulo (SP) também com destino a Porto Alegre (RS), o piloto reportou algumas “luzes estranhas” com “movimentos aleatórios” que apareciam para ele durante sua pilotagem.

Porém, a equipe da torre de controle do Aeroporto Internacional Salgado Filho não encontrou outro avião no radar. Dessa forma, as tais luzes começaram a intrigar. Seria um disco voador?

Em vídeo disponível no YouTube, é possível ouvir na íntegra a conversa entre o comandante do avião Airbus A320-251N, voo 4517, com a torre de comando. “Você poderia informar quando as luzes sumirem”, pergunta a operadora. “Agora apareceu novamente”, emendava o piloto.

Procurada, a Azul informou por meio de sua assessoria que a investigação sobre o caso não cabia a ela e que “seus tripulantes seguem os mais rigorosos protocolos de segurança e que qualquer eventualidade é comunicada imediatamente ao controle de tráfego aéreo”.

Confira, a seguir, um trecho da conversa

Piloto Latam: “Por gentileza, só por curiosidade, tem algum reporte de algum objeto na nossa posição de 10h pra 11h, praticamente sobre Porto Alegre, um pouquinho ao sul?”

Controle:  “Não recebemos nenhum reporte”

Piloto da Latam: “São umas luzes. Por vezes elas apagam e acendem… Às vezes uma, às vezes duas, três…”
Controladora: “Vou repassar a informação, TAM 3406”

Piloto da Latam: “Informamos pro centro, anteriormente, antes da descida, e eles nos retornaram que já teve reportes de encontros no mesmo local… Agora, por exemplo, tem uma bem sobre Porto Alegre, bem forte… Elas apagam e acendem, agora com mais intensidade”

Controle: “Muito obrigada pela informação, TAM 3406”

Piloto Latam: “Só para informação, a gente ainda continua avistando as luzes. Agora, de uma outra perspectiva, ela está bem ao sul de Porto Alegre, da cidade. Bem ao sul, sentido Argentina, sentido sul do estado. E elas são azuis e continuam aparecendo e se cruzando no céu”

Controle: “Estou ciente. O pessoal da torre informou que também avistou, porém, dizem que elas estão paradas. E a princípio, não interferem na aproximação”.

Contrle: “O Azul 4657 tem condições de informar se avistou alguma luz no setor sul de Porto Alegre?”

Piloto Azul: “Ah, eu ia informar vocês, mas ia falar pelo… Na verdade, a gente tá vendo essas luzes desde lá de Confins. São três luzes girando em espiral entre elas aqui, bem forte”

Controle: “Ciente. Teve um reporte de aeronave que se aproximou anteriormente. Obrigada pela informação. O senhor tem condições de informar a altitude mais ou menos?”

Piloto Azul: “Olha, a gente estava no nível 380 e elas estavam bem mais altas que a gente e na nossa proa, durante o voo todo”

(Folhapress)

 

 

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: