A Secretaria Municipal de Saúde de Pimenta confirmou nesta segunda-feira (6), o primeiro caso de febre Chikungunya no município.

De acordo com o informativo, o paciente infectado esteve anteriormente em área onde haviam casos confirmados. Ele retornou de viagem já apresentando sintomas, passou em avaliação médica onde foi solicitado o teste rápido que apresentou resultado positivo. Em seguida, foi solicitada a sorologia para chikungunya (que é o exame padrão ouro para fins epidemiológicos) confirmando o caso.

A secretaria afirma que todas as medidas de prevenção foram tomadas e que não há nenhum outro caso comprovado no município.

O que é a febre chikungunya?

É uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya, que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus (mesmos mosquitos que transmitem a dengue e a febre amarela, respectivamente).

A principal diferença entre a dengue e a chikungunya é a dor nas articulações, muito mais intensa na chikungunya, afetando principalmente pés e mãos, geralmente tornozelos e pulsos. Ao contrário do que acontece com a dengue, não existe uma forma hemorrágica da doença e é raro surgirem complicações graves, embora a artrite possa continuar ativa por muito tempo.

Fontes: Secretaria Municipal de Saúde de Pimenta / Jornal 104 FM

COMPARTILHAR: