No ano passado, do total de 125 acidentes registrados em Minas Gerais, 7 foram envolvendo pipa e rede elétrica. Este ano nenhum acidente envolvendo a rede elétrica com pipas e papagaios foram registrados no Estado.
Alem disso, mais de um milhão de pessoas em todo o Estado foram prejudicadas com 4.447 interrupções no fornecimento de energia provocadas por papagaios em 2009, isso representa 1% do total de desligamentos registrados naquele ano. Mais da metade dos desligamentos (3.111) aconteceram exatamente durante o inverno, entre os meses de junho e setembro, atingindo mais de 800 mil consumidores.
As principais causas do desligamentos são o rompimento de cabos devido ao uso do cerol- mistura cortante feita com cola, vidro e restos de materiais que são bons condutores de eletricidade ? e curtos-circuitos provocados pela tentativa de retirar o papagaio da rede.
De janeiro a junho de 2010, foram registradas mais de 1.000 ocorrências e como consequência, cerca de 250 mil consumidores ficaram sem energia.

COMPATILHAR: