A partir desta quarta-feira (1º), os usuários do Pix passam a contar com um novo recurso de segurança: o botão de contestação, que poderá ser acionado diretamente no aplicativo da instituição financeira com a qual o cliente tem relacionamento. A funcionalidade faz parte do aprimoramento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), segundo anunciou o Banco Central.
O objetivo da medida é facilitar e agilizar o processo de contestação em casos de fraude, golpe ou coerção. De acordo com Breno Lobo, chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do BC, o botão permite que o usuário registre a contestação de forma automatizada, sem necessidade de atendimento humano, o que acelera o bloqueio de recursos na conta do suposto golpista.
“Ao contestar a transação, a informação é instantaneamente repassada para o banco do golpista, que deverá bloquear os recursos em sua conta, caso existam. Valores parciais podem ser bloqueados também. Depois do bloqueio, ambos os bancos têm até sete dias para analisar a contestação”, explicou Lobo.
O botão de contestação é exclusivo para casos em que há indícios de fraude ou golpe. Ele não se aplica a situações como desacordo comercial, arrependimento, erro no valor enviado ou digitação errada da chave Pix.
Se, após a análise, os dois bancos envolvidos entenderem que realmente se trata de um golpe, a devolução do valor será feita diretamente na conta da vítima, em até onze dias após a contestação, conforme informou o Banco Central.
Com essa atualização, o BC busca reforçar a segurança do sistema Pix, tornando a resposta a crimes mais rápida e eficiente, e reduzindo os danos para usuários vítimas de fraudes.
Com informações do Itatiaia