O Plano de manejo da Estação Ecológica de Corumbá (EEC), única proteção do patrimônio espeleológico (carste) do Alto São Francisco, foi apresentado na primeira reunião ordinária do seu Conselho Consultivo.
Sob a presidência do Sr. José Wilson Neves, a primeira reunião ordinária do Conselho Consultivo da Estação Ecológica de Corumbá (CCEECO) realizada na sede administrativa da Unidade, localizada na cidade de Arcos/MG, contou com a presença das entidades e instituições que compõem o conselho, público em geral e equipe técnica da empresa Signus Vitae, que está elaborando o plano de manejo desta Unidade de Conservação.
De acordo com os estudos apresentados durante o encontro, a Estação Ecológica, que é a única Unidade de Conservação de Minas Gerais de proteção do patrimônio espeleológico (carste) do Alto São Francisco – ASF, possui alto potencial de ser um ente agregador e catalisador da sinergia entre iniciativas de conservação das riquezas da sociedade local.
No interior e entorno da Unidade foram catalogadas espécies da flora e fauna ameaçadas e raras, além de 40 cavidades, sendo que uma delas possui desenvolvimento linear superior a 180 metros. Para melhor gestão dos atributos da Unidade de Conservação e sua área de amortecimento, foram listadas 75 linhas de ação, que deverão ser implementadas de curto a longo prazo, após aprovação final do Plano de Manejo. Entre os avanços, está a proposta de instalação de um Centro de Interpretação e Educação Ambiental para ser utilizado como polo de pesquisa e educação ambiental.
A Estação Ecológica de Corumbá – EEC, administrada pelo Instituto Estadual de Florestas – IEF, possui 304,36 hectares e foi criada em 1974 como Reserva Biológica, mas alterada para Estação Ecológica em 1996. Informações sobre a Unidade de Conservação (UC) e visitas de instituições de ensino e pesquisa guiadas visando educação ambiental e formação podem ser obtidas através do e-mail [email protected]
Compõem o CCEECO, de forma paritária, as seguintes instituições: IEF, CEMIG, Câmara Municipal de Pains/MG, Prefeitura Municipal de Arcos/MG, EPAMIG, CODEMIG, AMPAR, ECOARCOS, EPA, APPA.

COMPATILHAR: