Da Redação 

O 63º Batalhão da Polícia Militar de Formiga divulgou uma pesquisa sobre a intensificação da fiscalização de trânsito no município e nas outras 11 cidades  que compõem a  área de cobertura da corporação.

Segundo a PM, apesar de uma boa parte da população não estar satisfeita com a fiscalização, que acarreta em aumento de multas; as blitzen têm apresentado bons resultados em relação à segurança. “As blitzen aumentam a ostensividade policial e tendem a dificultar a fuga de eventuais infratores que cometam crimes no perímetro urbano, além de melhorar a ordenação do trânsito, o que refletena diminuição de crimes mais graves. À medida que a fiscalização foi intensificada, os crimes violentos caíram e quando, por alguma razão, a fiscalização foi reduzida, os crimes violentos aumentaram”, informou a PM.

De acordo com a pesquisa, a infração de trânsito mais comum em Formiga é referente ao estacionamento irregular; desde estacionar em vagas reservadas (idoso, deficiente, veículos oficiais), estacionar em locais proibidos pela sinalização (carga e descarga, proibido estacionar, proibido parar e estacionar) ou, ainda, em locais que são proibidos segundo o próprio Código de Trânsito (junto a canteiros centrais, em cima de pontes, a menos de cinco metros de esquinas, na pista de rolamento, no passeio, sobre faixa de pedestres, de frente a garagens, fila dupla, etc). Outro tipo de infração que ainda apresenta número elevado de autuações é de condutores que transitam em veículos para os quais não possuem habilitação.

Outro importante resultado que a intensificação da fiscalização de trânsito apresentou, segundo a Polícia Militar, foi a diminuição de acidentes no município. Ao longo de 2016, foram confeccionadas 832 ocorrências por acidente de trânsito na cidade. Já no primeiro trimestre de 2017, foram feitos 196 registros de acidentes de trânsito, o que resulta em uma redução de 6% no volume de acidentes na cidade.

Juntamente com a pesquisa, a Polícia divulgou respostas a alguns questionamentos levantados pela população referentes à existência de uma “indústria de multas”, convênio com empresas de guinchos e bonificação para policiais que aplicam maior quantidade e multas. Segundo a corporação, esses questionamentos são maldosos e impertinentes.

“Para que a cidade tenha um trânsito mais seguro, a população deve respeitar as normas de trânsito, desde condutores de motocicletas, de veículos de quatro rodas, de ciclistas e pedestres. Contudo, para se respeitar, primeiramente, é preciso conhecer bem as normas.Procure se informar e se orientar melhor, e na dúvida não faça ou estará correndo o risco de ser advertido e/ou penalizado”, afirma a nota da Polícia Militar.

De acordo com a PM, se cada um agir de acordo com as normas de trânsito previstas no Código de Trânsito Brasileiro e regulamentadas pelas resoluções do Contran e pela sinalização instalada pelo município, certamente a cidade terá um trânsito mais seguro e, por consequência, um ambiente mais organizado e harmônico.

COMPATILHAR: