Redação Últimas Notícias

O setor de comunicação do 63º Batalhão da Polícia Militar informou nesta quarta-feira (30) que a corporação está realizando escoltas de caminhões com insumos para abastecer as cidades da região.

De acordo com o chefe de comunicação do 63ºBPM, tenente Rodrigo Moraes, nesta quinta-feira (31) serão realizadas escoltas de um caminhão de gás de cozinha e quatro de combustível para Formiga. “Estamos fazendo escoltas para Formiga, Arcos e São Sebastião do Oeste, dentro de nossas condições de recursos humanos e logísticos. Nossa ação principal agora está sendo de desmobilização dos pontos de bloqueio”, informou o tenente.

A PM não divulgou detalhes da operação bem como não informou quais postos serão abastecidos no município.

A PM informou ainda que nessa terça-feira (29) liberou diversos caminhoneiros que estavam retidos nos pontos de manifestações contra a vontade deles. “Diante da situação foi oportunizado aos caminhoneiros que quisessem sair do local, poderiam fazê-lo com o apoio da Polícia Militar. Desta forma, vários caminhoneiros que estavam sendo impedidos de circular por parte dos manifestantes foram liberados pela PM”, informou a corporação.

Em entrevista a rádio Cidade de Arcos, na manhã desta quarta-feira, um dos caminhoneiros que está parado na BR-354 no município informou que eles não estão retendo nenhum caminhão. “Ontem [terça-feira] o capitão Bittencourt [PM] esteve com a gente fazendo uma pesquisa para ver como está a paralisação em Arcos. Ele nos orientou a fazer uma reunião com os caminhoneiros que estão parados para saber se tinha alguém que se interessava  em  prosseguir viagem. Desde semana passada muita gente falou que estamos obrigando os caminhoneiros a pararem, pelo contrário, nós passamos para os caminhoneiros que se caso eles quisessem seguir viagem, o pessoal de Arcos que está apoiando não iria proibir ou coibir o motorista de dar sequência na viagem dele.  Porém ainda existem paradas até a BR-381 e BR-262. Aqui eles estão liberados, fizemos uma reunião com os motoristas, o pessoal que está de fora nos apoiaram e disseram que ainda não é hora de deixar os pontos de manifestação, principalmente porque  há outros pontos em outros estados e sair daqui para ficar parado em outros lugares que não têm apoio não vale a pena. Desta forma, vamos esperar para ver se temos algum resultado desta paralisação”. De acordo com o motorista há cerca de 300 caminhoneiros parados em Arcos.

Em Formiga os caminhoneiros estão parados no km 203 da MG-050, no Posto Planalto, e a passagem está liberada.

A PM informou ainda que “a corporação continuará percorrendo os locais de manifestação, a fim de garantir a livre circulação dos caminhoneiros que desejarem seguir viagem, “não iremos tolerar a retenção ilegal dos caminhões”, finalizou a Polícia Militar.

Na região

Na madrugada desta quarta-feira, Divinópolis, Bom Despacho, Pompéu, Pará de Minas, Papagaios, Itaúna, e São Gonçalo do Pará começaram a receber cargas de combustíveis, mesmo com a paralisação dos caminhoneiros chegando ao 10º dia na região.

Na manhã desta quarta, os postos em Divinópolis registram filas que estão dobrando quarteirões. De acordo com nota divulgada pela Polícia Militar, na madrugada desta quarta escoltas foram feitas para oito caminhões de combustíveis chegarem à cidade.

Segundo a Polícia Militar, está prevista para a manhã desta quarta a escolta de 21 caminhões, sendo sete de combustível e 14 de gás GLP, com destino a Belo Horizonte para abastecer a cidade de Divinópolis.

 

Fonte: Com informações do G1 ||

COMPATILHAR: