A Polícia Civil vai investigar a suspeita de maus-tratos contra uma estudante da APAE de Poços de Caldas (MG). O caso teria acontecido no fim da tarde de sexta-feira (28). A vítima é uma criança de 11 anos com Síndrome de Down.

As imagens repercutiram nas redes sociais. Nelas, é possível ver uma servidora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) forçando a criança, que é uma pessoa com deficiência (PCD), a limpar mesas de uma sala, com um pano e produto de limpeza. A mulher segura o braço da aluna incentivando os movimentos com força.

Em nota, a diretoria da APAE de Poços de Caldas informou que está tomando todas as providências administrativas e judiciais cabíveis. “Repudia qualquer ato de desrespeito e maus-tratos à criança, principalmente à Pessoa com Deficiência. Todos os fatos estão sendo devidamente apurados com rigor”, afirmou.

O portal  g1 também questionou a APAE sobre o que teria motivado a ação da servidora e quais seriam os procedimentos corretos em caso de alguma correção educativa, porém não obteve retorno.

Uma tia da estudante informou à produção da EPTV, afiliada Rede Globo, que a mãe da menina faleceu há poucos meses e que ela estaria com a guarda da criança desde então. A família já está em contato com um advogado para as providências necessárias.

Já o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente informou, por meio da presidência, que tomou ciência dos fatos ocorridos dentro da instituição.

“Todas as providências necessárias já estão sendo tomadas para que o caso seja devidamente apurado e o direito e a proteção da criança sejam resguardados, assim como a responsabilização dos envolvidos. Aproveitamos para reiterar que o Conselho Tutelar também está agindo nesse caso”, finalizou.

Sobre o caso, a Polícia Civil informou que “recebeu a denúncia e os fatos serão devidamente apurados. Mais informações serão repassadas após o avanço dos trabalhos investigativos”.

Fonte: G1 Sul de Minas

COMPATILHAR: