Com o objetivo de atingir a tão almejada paz social, a 13ª Companhia Independente da Polícia Militar de Formiga tem procurado trabalhar, cada vez mais, na prevenção do crescimento de delitos e na proteção efetiva da população ordeira. Assim, a realização de programas e projetos que envolvam segmentos importantes da comunidade é imprescindível para o fortalecimento da prevenção e o estabelecimento de laços efetivos junto a esse público alvo.
Nesta quinta-feira (7), estão sendo realizadas pelo Cabo Daniel palestras dentro do programa de educação para a segurança da família. O início foi às 7h, na Escola Municipal José Honorato de Castro e, às 10h, será no Cemei Escola Municipal Professor José Juvêncio Fernandes.
Por meio de uma medida simples, que é envolver a família, por intermédio das crianças e adolescentes no ambiente escolar, em casa, no trânsito e no meio ambiente, na adoção de medidas de autoproteção e mudanças de comportamento, sem que haja qualquer relação com algum risco, a 7ª Região de Polícia Militar, com sede em Bom Despacho, a qual Formiga faz parte, adotou o presente projeto focado na educação para a segurança pública.
Serão desenvolvidas ações pedagógicas que possibilitarão, em uma primeira abordagem, o aumento da proteção do público-alvo, por meio da sensibilização de estudantes, de palestras e treinamentos, além de assumirem um compromisso, juntamente com os familiares. Outro ponto importante é adotar medidas de autoproteção em relação às infrações, contravenções penais e crimes contra a pessoa, o patrimônio, o trânsito e o meio ambiente, de forma a potencializar a prevenção e otimizar a prestação do serviço de segurança pública.
Nesse sentido, tendo o aluno como protagonista do processo de disseminação dos ensinamentos sobre as ações e medidas de segurança pública repassadas pelo policial militar na escola, o projeto visa o envolvimento e a participação de crianças e adolescentes com as questões que propiciem a segurança pessoal do aluno e da própria família, com a devida participação do policiamento em situações de maior vulnerabilidade, como são, principalmente, os períodos relacionados aos eventos de feriados prolongados, como Carnaval, Semana Santa e férias.
A ideia é a de que pais e outros responsáveis pelo aluno sejam sensibilizados pelos ensinamentos e mudanças de comportamentos, visando a autoproteção. Uma vez ensinado às crianças e jovens, sendo levados ao seu responsável mais próximo por meio de um ?Compromisso da Família pela Segurança?, é possível maior envolvimento dos pais pela necessidade do exemplo a ser dado e pela responsabilização que poderá vir a ser cobrada pelo filho ou familiar.
Por meio desse projeto, busca-se ampliar a ideia de uma rede de proteção em que o envolvimento e a participação da família na segurança pública sejam facilitados por uma nova ferramenta de publicidade e mobilização social.

COMPATILHAR: