Na noite desse domingo (26), uma tentativa de fuga de detentos e motim foram registrados na Penitenciária de Formiga.

De acordo com informações da rádio 93 Play, por volta das 22h, os vizinhos da unidade perceberam uma grande movimentação no local, seguida de muitos gritos.

Grades foram cerradas e uma parede que dá acesso para a área externa do pavilhão foi quebrada.

Na manhã (27) desta segunda-feira (27), após solicitação, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) enviou nota para a 93 Play.

“ A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informa que foi frustrada a ação de presos da Penitenciária de Formiga em ocasionar um motim na unidade prisional na noite do último domingo (26/11), por volta das 22h. Após a ação rápida de policiais penais que impediram a tentativa de fuga de um detento – avistado por um policial penal com parte do corpo para o lado de fora de uma das ventanas – outros presos conseguiram serrar cadeados e chegar até os corredores de uma das alas da unidade.

Em uma ação coordenada e efetiva, policiais penais de plantão e o Grupamento de Intervenção Rápida (GIR), em cerca de 20 minutos, realizaram a contenção necessária – prevista em Procedimento Operacional Padrão – e colocaram os presos de dois pavilhões no pátio para conferência e revista nas celas.

A perícia da Polícia Civil foi acionada e a unidade segue a sua rotina. Os custodiados envolvidos na ação de subversão passarão pelo Conselho Disciplinar e responderão administrativamente pelo ocorrido.

Importante destacar que o episódio do último dia 26/11 foi uma subversão da ordem, ou seja, situação na qual o controle da unidade não é perdido pelos policiais penais e os eventos são controlados de forma rápida e sem feridos. Já o motim se dá quando a situação sai do controle, os presos saem da cela e tomam o pátio da unidade e/ou outras dependências. A rebelião se dá quando, além do exposto anteriormente, há reféns, pessoas feridas e confronto com os policiais penais ou forças de segurança”.

Atualmente, 740 detentos estão presos na Penitenciária de Formiga. A capacidade é de 396.

Fonte: 93 Play

COMPARTILHAR: