O ex-presidente Lula, candidato e líder das pesquisas eleitorais para presidente em 2022, propõe a Geraldo Alckmin ser candidato a vice-presidente em sua chapa.

No dia 19.12, Lula e Alckmin participaram de um jantar, organizado pelo grupo de advogados Prerrogativas, quando Lula disse: “Não importa se no passado fomos adversários… Se no calor da hora dissemos o que não deveríamos ter dito. O tamanho do desafio que temos pela frente faz de cada um de nós um aliado de primeira hora”.

Em 2006 eles disputaram as eleições presidenciais, vencida por Lula. A disputa foi acirrada e os exemplos, a seguir, mostram em parte o clima de acusações mútuas da época.

Alckmin, em entrevista (Revista Isto é, edição 1892, de 25.01.2006, p. 7-11), pré-candidato a presidente da República, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), disse: “O presidente Lula não merece um novo mandato. Enganou o povo com um projeto que não existia. É inoperante do ponto de vista de gestão e frouxo na questão ética”.

Em outra entrevista, Alckmin (Revista Época, edição 404, de 13.02.2006, p. 42), ainda pré-candidato, afirmou: “Este governo é frouxo do ponto de vista ético. Há uma enorme promiscuidade entre o público e o privado, entre o governo e o partido”.

A Revista Época (edição 409, de 20.03.2006, p. 32-41) trouxe artigo intitulado “Enfim, o anti-Lula”, com Alckmin, agora escolhido pelo PSDB para concorrer para presidente da República, onde afirmou: “Alckmin diz que o governo Lula gasta demais, sofre de lentidão e tem um chefe omisso”.

A revista Teoria e Debate, da Fundação Perseu Abramo, do PT (edição 66, de abril/maio/junho de 2006, p. 10-14), publicou o artigo “São Paulo: o fracasso da experiência tucana” acusando a administração de Alckmin de ser insensível às necessidades sociais, da saúde, dos trabalhadores e gerando estagnação: “Na área da saúde, o governo Alckmin… não repassando o previsto por lei aos municípios. Durante anos de gestão do PSDB, a negociação salarial é sinônimo de greve, o governo sempre oferece reajustes baixos… Os diagnósticos particulares de cada área evidenciam o quadro produzido pelo desmonte do Estado,… e seu impacto sobre as políticas sociais… A disputa eleitoral deste ano será decidida nesta dimensão: entre aqueles que desejam continuar trilhando o caminho da soberania, do desenvolvimento e da justiça social e aqueles que viram seus objetivos sendo interrompidos pelo governo Lula e desejam retomar o caminho da estagnação, da injustiça e da submissão total às necessidades do mercado e aos interesses privados”.

Essa parceria é estratégica para Lula demonstrar reaproximação com o mercado. Entretanto, o passado importa, pois as diferenças são gritantes. Ela é selada com a mão direita amigável e a esquerda armada. Depois do resultado das eleições de 2022, começarão as acusações mútuas pela perda da eleição ou por disputas por cargos após uma eleição vitoriosa.

Euler Antônio Vespúcio – advogado tributarista

COMPATILHAR: