No dia 19.04 a CNN Brasil publicou imagens internas do Palácio do Planalto no dia 08.01 mostrando servidores do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) circulando entre os manifestantes e até os cumprimentando. No mesmo dia, o general Gonçalves Dias pediu demissão do cargo de ministro-chefe do GSI.

A Secretaria de Comunicação da Presidência divulgou nota: “a violência terrorista que se instalou no dia 8 de janeiro contra os Três Poderes da República alcançou um governo recém-empossado, portanto, com muitas equipes ainda remanescentes da gestão anterior, inclusive no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que foram afastados nos dias subsequentes ao episódio”.

Às imagens do GSI se somam outras comprovando a conivência de militares no dia 08.01, muitos deles estão sendo investigados e o Secretário responsável pela segurança no Distrito Federal (DF), Anderson Torres, está preso.

O presidente Lula, no dia 12.01, já havia afirmado ter havido conivência: “Eu estou convencido de que a porta do Palácio do Planalto foi aberta para que gente entrasse porque não tem porta quebrada. Significa que alguém facilitou a entrada deles aqui. Nós vamos com muita calma investigar e ver o que aconteceu de verdade”.

No dia 08.01 da equipe do GSI, somente o ministro chefe, Augusto Heleno, havia sido exonerado e os demais membros ainda estavam em seus cargos. Então, a equipe do GSI de 08.01 era a de Bolsonaro.

A partir das imagens divulgadas, a oposição defende a teoria conspiratória de no dia 08.01 a depredação ter começado de dentro dos prédios, por pessoas infiltradas, em uma autêntica estratégia de pós-verdade, com narração dos fatos de forma manipulada. Isso é uma falácia completa, pois bolsonaristas, auto intitulados “patriotas”, traíram a nação ao atacar os prédios dos 3 poderes e estão sendo investigados e processados, mas agora tentam imputar a outrem a titularidade de sua investida fracassada de golpe.

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Lesa Pátria para investigar os responsáveis pelos ataques de 08.01, prendeu centenas de pessoas, todas seguidoras do bolsonarismo, e o STF já transformou em réus 100 envolvidos. Parlamentares bolsonaristas reclamam das péssimas condições carcerárias de seus amigos “patriotas”. Além disso, o GSI é somente no Palácio do Planalto e não tem membros nos demais prédios atacados.

O governo federal defendia não ser necessária uma CPI sobre os ataques de 08.01, devido a PF e STF estarem agindo, mas, após o vazamento das imagens do GSI, afirmou ter interesse em uma CPI. Nesse sentido, o senador Randolfe Rodrigues, publicou em suas redes sociais: “Nós somos as vítimas e queremos descobrir a fundo quem esteve por trás dessa barbárie. Nós queremos a leitura do requerimento de CPMI para investigar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Vamos para a investigação!”

 

COMPATILHAR: