O Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA), com o apoio da Prefeitura de Formiga, vai realizar a II Conferência Municipal de Segurança Alimentar. O evento será no dia 22 de julho, às 12h30, no auditório Odette Khoury.
De acordo com a vice-presidente do COMSEA, Zélia Veloso, os objetivos da Conferência são: apresentar o Plano Municipal de Segurança Alimentar, avaliá-lo e mobilizar a sociedade civil no intuito de trabalhar as propostas e definir, dentro dos grupos de discussão, as prioridades a curto, médio e longo prazo. Além disso, o grupo vai trabalhar o tema Central sobre o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, (SISAM) que é ?pelo direito humano à alimentação adequada?. A palestra será conduzida pela assessora técnica do CONSEA Estadual, Joaquina Júlia Martins.
Para a Conferência estão sendo convidados os prefeitos das cidades próximas a Formiga. Na primeira Conferência realizada em Formiga, 14 municípios participaram.
O COMSEA em Formiga
O conselho já possui quatro anos de funcionamento e segundo Zélia Veloso, muitas ações propostas, inclusive na primeira Conferência Municipal, já foram executadas. ?Temos o Banco de Alimentos que já está em funcionamento e é modelo para muitas cidades até mesmo maiores do que Formiga. Devido ao seu bom funcionamento foi aprovada recentemente, pelo Ministério de Desenvolvimento Social, uma verba para modernização, ampliação e compra de equipamentos da nossa unidade?, comentou.
A vice-presidente fez questão de ressaltar que Formiga está a frente de outros municípios bem maiores e atribui os avanços a união e participação de vários segmentos da sociedade. ?Já temos um COMSEA instituído e funcionando adequadamente, já estamos na 2ª Conferência, temos o Plano de Segurança Alimentar aprovado e será publicado, uma sociedade participativa, e apoio do governo municipal. Todas estas ações amadurecidas compoem um sistema municipal que vem dando resultado?, afirma. Em Divinópolis, a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar será realizada no dia 05 de agosto.
O que é Segurança Alimentar e Nutricional?
É a realização do direito de todas as pessoas ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis.
Políticas Públicas de Segurança Alimentar
São ações e políticas públicas destinadas a assegurar o direito humano à alimentação adequada e o desenvolvimento integral da pessoa humana.
Sistema Municipal de SANS
É um conjunto articulado, orgânico e descentralizado de mecanismos, órgãos e atores sociais, que se somam visando a concretização da política municipal como garantia do direito humano à alimentação adequada no âmbito do município.

Comentários
COMPATILHAR: