A situação precária e caótica no transporte público de Belo Horizonte e municípios da Região Metropolitana registra, diariamente, ocorrências recorrentes. Desta vez, a porta traseira de um ônibus lotado caiu durante o trajeto, na manhã desse sábado (25). Uma passageira flagrou o momento do incidente e o risco provocado aos usuários.

Segundo a passageira, a porta já apresentava problemas antes de se desprender do veículo, que saiu de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os demais passageiros foram obrigados a descer na estação Montese, no bairro Santa Branca, e pegar outro ônibus.

E não falta reclamação sobre as condições do transporte público da capital e Região Metropolitana. A zeladora Meire Rodrigues Leite disse que o que é ruim pode piorar. “Quem pega o ônibus metropolitano de Ribeirão das Neves para Belo Horizonte conta com cinco linhas que, quase sempre, estão lotadas”, reclama.

E casos como esse têm se tornado frequentes. Neste mês junho, por exemplo, foram várias ocorrências. Na última segunda-feira (20), um ônibus da linha 415, que circula em Betim pegou fogo. A motorista contou aos bombeiros que antes de pegar fogo o veículo de transporte de passageiros apresentou uma falha no motor e parou de funcionar.

Já no início do mês, passageiros da linha 411 C, do Move Metropolitano, que liga Santa Luzia a BH, tiveram que empurrar o ônibus que quebrou. E ainda teve incêndio em veículo da linha 6400, que pegou fogo no bairro Veneza, também em Ribeirão das Neves. A suspeita foi de problemas mecânicos. E na mesma cidade, um veículo da linha 6280 teve que parar o trajeto porque perdeu uma porta, como ocorreu neste sábado (25). Ela foi parar no meio da rua.

Na época, a Secretaria Estadual de Transporte e Mobilidade admitiu que a frota que atende o sistema metropolitano é velha. Podem circular veículos com até 18 anos de uso, a idade média é de 11 anos.

Fonte: G1

 

COMPATILHAR: