Na manhã desta quinta-feira (24), a equipe do portal Últimas Notícias tomou ciência de que uma montagem, creditando informações a essa empresa jornalística, estaria sendo espalhada nas redes sociais Facebook e WhatsApp.

A falsa matéria opinativa de nome “É fácil votar contra”, critica a postura de vereadores que, no legítimo exercício de seus mandatos votaram contra uma matéria analisada durante a reunião de segunda-feira (21).

Ao tomar conhecimento do fato, o editor e responsável pelo jornal, Paulo Coelho, acionou a Polícia Militar e registrou um boletim de ocorrência de número 83985779.

Ao observar a montagem, feita de forma grosseira, listamos informações que comprovam a falsificação:

1 – O título da matéria, que aparece na aba do navegador não coincide, como de costume, com o titulo exibido na matéria;
2 – A URL mostra o link original da notícia utilizada para a montagem;
3 – O alinhamento da esquerda não condiz com o layout do nosso site;
4 – O alinhamento da direita não condiz com o layout do nosso site;
5 – Não se utiliza ponto  final nos títulos das matérias;
6- o banner lateral foi cortado na montagem;
7- A fonte do texto utilizada na montagem é diferente da fonte utilizada pelo portal;
8- A palavra Formiga-MG está sublinhada de vermelho, o que indica uma sugestão de correção do Word, software que provavelmente foi utilizado para a falsificação;
9 – O nome do vereador Cabo Cunha está sublinhado de verde, o que indica uma sugestão de correção do Word, software que provavelmente foi utilizado para a falsificação;
10 – As fotos que aparecem, certamente saíram dos perfis daqueles que foram objeto do autor (a), fake ou não. Nós jamais nos valemos de fotos de perfis em nossas matérias, salvo quando devidamente autorizados para tal.

O portal salienta que levará o caso à frente, já que não admite ações que coloquem em dúvida a credibilidade e a ética desse veículo de comunicação.

COMPATILHAR: